Fundação Grupo Volkswagen

Desafio

Comunidades sustentáveis, mobilidade social e inclusão. Embora sejam causas diferentes, todas compartilham de um propósito em comum: movimentar pessoas e reduzir distâncias. De acordo com a um relatório divulgado em 2020 pelo Fórum Econômico Mundial indica que o Brasil ocupa o 60° lugar em um ranking de 82 países que mede o índice de mobilidade social.

A Fundação Grupo Volkswagen (FGVW), reconhecendo o seu potencial de impacto, investe em ações sociais para as diferentes causas. Para ir além, eles buscaram o apoio do IDIS para compreender mais profundamente os efeitos de suas iniciativas e fortalecer a cultura avaliativa interna da organização.

Solução

Em 2022, o IDIS colaborou com a FGVW na criação inicial das Teorias de Mudança – ferramenta que define atividades e objetivos de curto, médio e longo prazo – e no desenvolvimento dos Planos de Monitoramento e Avaliação (M&A) dos projetos apoiados pela organização. O método não apenas avalia o impacto das ações, mas também capacita os próprios membros da Fundação a monitorarem outras iniciativas, promovendo uma cultura avaliativa na equipe e o aprimoramento contínuo de suas ações.

Durante esse processo, reconheceu-se a importância de colaborar com os parceiros implementadores da FGVW para capacitá-los e permitir um aprimoramento específico para cada projeto.

Com essa perspectiva, no primeiro semestre de 2023, foram realizados seis oficinas teóricas com esses parceiros. Dessa forma, a organização adquiriu habilidades para implementar o plano e a flexibilidade necessária para ajustá-lo no futuro, de acordo com a evolução do programa.

Resultados

Com base nas fases anteriores, o IDIS elaborou um abrangente Plano de Monitoramento e Avaliação, fornecendo orientações para otimizar os programas.

O processo não apenas estimula a autonomia, mas também fomenta uma cultura avaliativa que perdura ao longo do tempo na organização.

“A parceria com o IDIS está consolidando a cultura de monitoramento e avaliação na Fundação Grupo Volkswagen para que seja possível qualificar nossos resultados e ampliar o impacto na vida de nossos beneficiários. Isso corrobora nosso propósito de mover pessoas pelo conhecimento”. Vitor Hugo Neia, Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen.

Sobre a organização

A fundação corporativa atua desde 1979 investindo em ações de impacto social com foco em duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Além disso, apoiam tecnicamente algumas das atividades de investimento social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil.