HSi Invesimentos

Entre agosto de 2020 e março de 2021, o IDIS realizou um projeto de consultoria para orientar e construir um Planejamento Estratégico de Filantropia Familiar para o empresário e filantropo Helio Seibel, ligado a empresas como Duratex, Leo Madeiras e Leroy Merlin. O projeto teve como objetivo principal compreender o seu histórico de investimento social, bem como seus valores, crenças pessoais, preferência de causas, dentre outros aspectos para o delineamento de uma estratégia para sua ação filantrópica por meio da HSi Investimentos.

Com uma longa e expressiva trajetória de Investimento Social Privado (ISP), Helio buscava estruturar suas contribuições para diferentes organizações e projetos à luz de uma nova diretriz estratégica, alinhada a sua visão de mundo e de impacto social para o Brasil.

O processo foi dividido em etapas, sendo a primeira a realização de um diagnóstico e a segunda a condução de workshops para reflexão estratégica sobre a Filantropia Familiar.

Como resultado houve a construção de um Mapa Estratégico de ISP que identificou:

      • Causas e sub-causas prioritárias;
      • Região de atuação;
      • Público-alvo e;
      • Perfil de risco.

Além disso, foram apresentados modelos de atuação e definidos critérios para seleção e acompanhamento das doações e orçamento anual, bem como a sugestão de alocação do mesmo.

Segundo Alex Seibel, “o trabalho do IDIS foi muito importante para ajudar a estruturar a filantropia da HS, e trazer mais profissionalismo, mais organização, e maior clareza sobre as causas que apoiaremos”.