Instituto Fefig

Ao longo de 2019 e 2020, o IDIS apoiou o Instituto Fefig oferecendo workshops de reflexão sobre os conceitos de diretrizes estratégicas de investimento e sobre monitoramento e avaliação de projetos e programas sociais. Por meio da realização de três estudos de caso com projetos já apoiados pelo Instituto, exercitamos na prática o processo de planejar estratégias de monitoramento por meio da definição de indicadores e modelos de relatórios de prestação de contas para acompanhar a aplicação dos recursos investidos. Em seguida, elaboramos um documento orientativo com boas práticas sobre validação de organizações e processos de monitoramento e avaliação de iniciativas de impacto social, para dar suporte à elaboração de políticas de seleção e acompanhamento das organizações que recebem financiamento do Instituto Fefig.

Conduzimos também o processo de  recrutamento, seleção e treinamento de um profissional que foi contratado pelo Instituto Fefig para assumir as atividades de avaliação dos projetos apoiados pela organização e para garantir que todos os conceitos discutidos e exercitados ao longo do projeto fossem colocados em prática na gestão do Instituto Fefig.

Em 2022, com processos e projetos já mais estabelecidos, o IDIS foi contratado novamente, desta vez com o objetivo de contribuir para o desenho de um plano de captação de recursos, seguido de um plano de comunicação, capazes de ampliar a visibilidade e o reconhecimento público do Instituto e atrair novos financiadores.

“O IDIS nos apoiou em dois momentos muito relevantes. O primeiro, na formação do Instituto Fefig nos mostrando os melhores métodos e profissionalismo. Mais recentemente, esteve conosco no passo talvez mais importante e sensível de nossa entidade, contribuindo para atrairmos parceiros de maneira que pudéssemos escalar nossas iniciativas, ajudando ainda mais crianças e jovens brasileiros a terem uma oportunidade de verdade em nosso país”, comenta Luiz Fernando Figueiredo, presidente do Instituto Fefig.

Fundado em 2018, o Instituto Fefig é uma organização da sociedade civil, cuja missão é promover a qualidade de vida e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, gerando impacto e transformação social permanente. O Instituto atua por meio do processo de grantmaking, possibilitando, assim, o fortalecimento das organizações que já trabalham com causas alinhadas com a missão da organização.