Instituto Movi o Bem

Desafio

Apesar de prevista em lei, a ressocialização de presos é um desafio no Brasil. Em todo o país, apenas 24% dos presos trabalham, segundo dados da Secretaria de Políticas Penais.

a capacitação da mão de obra é uma via para um processo eficaz de ressocialização e para a redução da reincidência criminal. Com esse propósito em mente, o Instituto Movi o Bem trabalha para profissionalizar, capacitar, gerar renda e empregabilidade para mulheres, privadas de liberdade, que buscam por meio do trabalho uma segunda chance na sociedade.

O Instituto Movi o Bem procurou o IDIS em busca de apoio para o desenvolvimento de indicadores específicos que permitissem à equipe executora do projeto de capacitação profissional de mulheres em regime semiaberto monitorar e coletar informações que demonstrassem os impactos gerados nas beneficiárias diretas do programa, por meio de evidências concretas.

Solução e resultados

Para atender a essa demanda, o IDIS propôs a elaboração, com base na Teoria da Mudança, de um instrumento de coleta de dados que permitisse à organização obter rapidamente informações sobre o impacto do projeto.

Através desse processo, foi possível concluir que os resultados alcançados foram bastante positivos para o projeto piloto, além de revelar diversas oportunidades de melhoria para os próximos ciclos.

ODS

        

Sobre a organização

A missão do Instituto Movi o Bem é profissionalizar, capacitar, gerar renda e empregabilidade para mulheres, privadas de liberdade, que buscam por meio do trabalho uma segunda chance na sociedade.

Conteúdos relacionados

#Conhecimento: Avaliação de Impacto e SROI

O que é avaliação de impacto e por que ela é importante?

Case – Instituto GPA