Laboratório de Educação

O Laboratório de Educação (LabEdu) é uma Organização da Sociedade Civil voltada para sensibilização de adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças. Fundada em 2012 pelas educadoras Beatriz Cardoso e Andrea Guida Bisognin, a organização oferece meios para promover interações significativas dentro e fora da escola a partir da tradução, integração e materialização do conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas. Reconhecida pela qualidade de seus estudos e pesquisas com amplo subsídio científico, os conteúdos produzidos pelo LabEdu são disponibilizados digitalmente por meio de plataformas online, via aplicativo e presencialmente via formações, e desenvolvimento e implementação de programas locais a partir de parcerias com financiadores.

No ano de 2021, com o objetivo de apoiar a estruturação da área de mobilização de recursos da organização, o IDIS atuou no processo de criação de um plano de mobilização de recursos para o LabEdu. Entre os focos da consultoria estava a ampliação dos recursos captados para o desenvolvimento institucional da organização, a diversificação das fontes de captação de recursos e a descentralização das atividades de captação das fundadoras do LabEdu, por meio da criação de uma área voltada para a captação de recursos dentro da organização. A consultoria teve a duração de 5 meses e orientou também a organização na contratação de um profissional para a nova área.

O processo foi dividido em duas etapas, contemplado o diagnóstico e a de criação de um plano de mobilização de recursos. Os resultados obtidos envolveram:

  • Definição de metas de captação institucional por diferentes frentes
  • Priorização de frentes de captação adequadas ao momento da organização
  • Mapeamento de potenciais doadores
  • Sugestão de approach e pitch de captação de recursos
  • Desenho do mapa de empatia para Major Donors
  • Definição de perfil de captador de recursos a ser contratado
  • Definição das primeiras entregas do captador de recursos a ser contratado e quick wins

 

Sobre o projeto, Andrea Guida Bisognin, diretora executiva do Laboratório de Educação, comenta: “A análise detalhada dos processos internos de gestão e captação de recursos praticados pelo Laboratório de Educação somada aos subsídios fornecidos ao longo dessa consultoria deram os elementos necessários para iniciarmos a implementação de uma área focada na ampliação e diversificação de parcerias e apoiadores institucionais.”