Musicarium

O Musicarium nasceu como um projeto do Instituto Core, localizado em Joinville (SC). Dedicado à formação profissional de musicistas de excelência, o Musicarium tem como objetivo “desenvolver talentos a partir dos 4 anos de idade, formando profissionais de alta performance para integrar três orquestras: Infantojuvenil (2019), Jovem (2025) e Filarmônica Profissional (2030)”.

Para acelerar o processo de desenvolvimento pedagógico e artístico dos alunos, a maior parte deles estudantes da rede pública, o Musicarium concebeu um ambicioso plano para a construção de uma Academia de Música e um Concert Hall, dentro dos melhores padrões internacionais de arquitetura e acústica. Esse plano envolve também a viabilização da auto sustentabilidade financeira das estruturas, a partir de recursos provenientes de um fundo patrimonial filantrópico. Assim, em 2019 contratou o IDIS para apoiar na estruturação desse fundo.

Durante a etapa de definição das diretrizes do fundo patrimonial, foi consenso entre as lideranças do Instituto Core que o projeto deveria adotar identidade própria para possibilitar a concretização dos ambiciosos planos. Dessa forma, deliberaram pela criação de uma nova organização sem fins lucrativos, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

A necessidade de consolidação institucional dessa nova organização postergou o processo de estruturação do fundo patrimonial do Musicarium e o IDIS também foi envolvido nesta consolidação com a elaboração do Manual de Governança, Código de Ética e Conduta e Política de Conflito de Interesses e Política de Aceitação de Doações
do Musicarium, documentos cruciais para o fortalecimento das bases institucionais da nova organização.

Em breve seremos uma das primeiras instituições na área artística/cultural a implantar o endowment. Creio ser um caminho extraordinário para a sustentabilidade financeira, sobretudo a longo prazo para as instituições culturais. Ao mesmo tempo, tenho falado a diversos segmentos da sociedade, sobre a importância da regulamentação da Lei 13.800.
Sergio Ogawa
Diretor presidente do Musicarium