Pan American School

Buscando promover o legado e a perenidade de sua operação após um intenso crescimento na última década, a Pan American School de Porto Alegre (RS), uma escola internacional bilingue, buscou o IDIS para realizar a estruturação de um fundo patrimonial filantrópico. A instituição atua desde 1966, possui acreditações internacionais  e tem atualmente 470 estudantes.

Durante o apoio técnico do IDIS entre 2021 e 2022, foram definidas as diretrizes estratégicas para a estruturação de um fundo patrimonial. A equipe do IDIS acompanhou a Pan American em reuniões para a construção e validação das documentações necessárias para a constituição e governança do endowment, que contará com 2 sub-fundos: um dedicado à execução de projetos e outro dedicado a investimentos de longo prazo e perenidade.

Em março de 2022, em Assembleia Geral com centenas de pais de alunos (Associados da Pan American School) presentes, foram aprovadas as mudanças estatutárias que permitiram a criação do Fundo Patrimonial, além da criação de Regimento Interno do Fundo e a instauração de um órgão de governança responsável por sua captação e gestão, o Comitê de Investimentos e Captação. Além disso, a Assembleia Geral da Pan American School de Porto Alegre aprovou o aporte inicial de até R$ 15 milhões, advindos do balanço da própria organização, que almeja aumentar esse montante com a captação de doações junto a empresas e famílias.