Empresas são organismos poderosos que podem, e devem, usar seus recursos para melhorar a sociedade. Consciente de seu potencial como agente transformador, a PepsiCo buscou o IDIS para apoiá-los em projetos de desenvolvimento e amadurecimento de suas ações de Investimento Social Privado (ISP), processo que compreende a destinação voluntária e estratégica de recursos privados para o benefício público.
O primeiro projeto consistiu em um Estudo para Investimento Social atrelado a um dos produtos PepsiCo. O IDIS fez um mapeamento de 53 organizações atuantes nas causas prioritárias da empresa – Nutrição, combate à fome, desenvolvimento familiar, combate à pobreza e crianças de forma geral – no Nordeste, e que poderiam ser apoiadas pela empresa.
Após o mapeamento, foi realizada uma análise reflexiva sobre os potenciais desafios, oportunidades e sinergia da marca com cada uma das causas prioritárias. Este processo contou com entrevistas com membros da PepsiCo, especialistas em segurança alimentar e colaboradores de diferentes times do IDIS.
O estudo de alinhamento de causas é muito importante para a maximização do impacto do investimento social privado, já que compreende os caminhos do ISP nos quais a empresa pode ser mais útil.
Estudo de Causa: Fome no Brasil
O segundo projeto feito em parceria entre IDIS e Pepsico focou em aprofundar o conhecimento da Pepsico na causa da insegurança alimentar. O Estudo de Causa elaborado pelo IDIS compreendeu alguns padrões: no Brasil a fome tem local, gênero, cor e escolaridade. De forma geral, a Insegurança Alimentar está mais presente em lares de agricultores familiares; comandados por mulheres; pessoas pretas e pardas; e por indivíduos que estudaram até a 4° série.
A PepsiCo Brasil também passou a se aprofundar em projetos internacionais desenvolvidos pela própria empresa e que poderiam ser replicados no Brasil, como por exemplo, o She Feeds the World, que busca melhorar a segurança alimentar e nutricional de famílias rurais pobres.
“A PepsiCo, junto com a Fundação PepsiCo, busca apoiar a transformação social de forma perene, especialmente com foco nas populações em situação de vulnerabilidade social. A questão do combate à insegurança alimentar é um tema prioritário para a companhia e com a ajuda do IDIS buscamos oportunidades para direcionar nossos recursos para ações de impacto positivo”, afirmou Livia Favaro, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.