Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. No Brasil, atua diretamente em 9 estados e em mais de 200 municípios, muitos em regiões de grande vulnerabilidade social. Além disso, a empresa trabalha para ser competitiva e protagonista no quesito de sustentabilidade e na transformação de sua cadeia de valor e da sociedade.

A empresa financia e executa projetos socioambientais estratégicos em diversas regiões onde atua, incluindo populações urbanas, rurais e tradicionais de forma colaborativa com as comunidades, especialmente em áreas de conservação ambiental e geração de renda, ambas com forte alinhamento ao negócio e propósito da empresa.

Buscando expandir essa atuação e engajar novos parceiros, a Suzano chegou ao IDIS com a demanda de realizar uma análise estratégica quanto ao modelo de operação de seus investimentos socioambientais por meio de diagnóstico e pesquisa de melhores práticas (benchmarking).

O levantamento sobre a atuação e operação socioambiental de empresas de referência no Brasil e da literatura em investimento social corporativo revelou boas práticas de governança e gestão de investimentos socioambientais. Em conjunto com a pesquisa, foram levantados também elementos regulatórios e internos da empresa, de modo a construir cenários alternativos para tomada de decisão pela Suzano tendo em vista os seus compromissos para 2030, como a meta de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza e implementar 500 mil hectares em corredores ecológicos.