Vale

Estações Conhecimento Serra e Arari
As estações Conhecimento Serra, no estado do Espírito Santo, e Arari, no estado do Maranhão, são mantidas pela Fundação Vale desde 2011. Oferecem no contraturno escolar atividades de esporte educacional, letramento numérico e digital, cultura, entre outras, além de serviços de saúde, atuando de forma integral para contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes dos municípios em que estão presentes.

Na avaliação realizada pelo IDIS, os resultados revelaram que as atividades e experiências vivenciadas pelos beneficiários contribuíram positivamente para o desenvolvimento educacional, pessoal, fortalecimento das relações interpessoais e coletivas e ampliação dos cuidados com a saúde. Por também oferecerem atividades para os familiares dos alunos e comunidade do entorno, as Estações Conhecimento impactaram na maior participação dos pais e responsáveis na vida das crianças e adolescentes e, também nas perspectivas de ingresso ao mercado de trabalho, ao oferecerem oficinas profissionalizantes.

 

Incentivo Produtivo de Milho Juazeiro
Desenvolvido no Pará, com o apoio da mineradora Vale, o projeto Incentivo Produtivo de Milho Juazeiro integra produtores rurais participantes da APRANE – Associação dos Pequenos Produtores do Acampamento Nova Esperança. Por meio da aquisição de insumos produtivos, contratação de assistência técnica e maquinário, os produtores rurais tiveram incremento de renda, que é a principal meta do projeto. Com a maior capacidade gerencial e técnica, a qualidade do produto oferecido fez com que a comunidade fosse reconhecida em outras localidades, contribuindo para que se sentissem mais orgulhosos da profissão exercida.

Além de reunir evidências sobre os impactos sociais gerados, os estudos também apontaram oportunidades de melhoria e recomendações para que os projetos ampliem o poder de transformação.

 

Ciranda da Educação Vila Conceição
Apoiado pela Vale, em uma parceria com a ACIB – Associação Comunitária Itaqui-Bacanga e a União dos Moradores da Vila Conceição, no estado do Maranhão, o Projeto Ciranda da Educação Vila Conceição promove o desenvolvimento educacional e o fortalecimento das ações comunitárias gerando autonomia e tornando a comunidade um agente de mudanças no território. O foco no desenvolvimento comunitário e o fortalecimento o de uma rede local de apoio a crianças, adolescentes e suas famílias. Além do atendimento direito aos meninos e meninas, pais e ou responsáveis dos alunos, promove reuniões de acompanhamento e alinhamento, oficinas com participação de órgãos públicos, de forma a facilitar o acesso aos serviços essenciais de assistência e saúde e atividades externas culturais.

Foi constatado, após estudo realizado pelo IDIS, que o projeto impacta positivamente o desenvolvimento educacional, sociabilidade, senso de coletividade e fortalecimento dos vínculos parentais entre crianças, adolescentes e as mães dos participantes. O relatório também mostrou o impacto nas educadoras sociais do Projeto, com destaque para o desenvolvimento pedagógico. Por meio da condução do estudo, foi constatado que o projeto atinge o objetivo de promover o desenvolvimento educacional e o fortalecimento das ações comunitárias, gerando autonomia e tornando a comunidade um agente de mudanças no território.