Anglo American

Desafio

O Brasil é um país repleto de desafios complexos e interconectados que abrangem diferentes setores da sociedade. Neste cenário, organizações empresariais podem desempenhar um papel importante na mitigação dessas problemáticas. 

No entanto, para que essa atuação seja o mais estratégica possível, surge uma dúvida: como definir um escopo de atuação certeiro, que possa gerar impactos efetivos na sociedade, compreendendo as necessidades locais, sem perder de vista a sinergia com a atuação global do investimento social privado da empresa?

Foi com esse desafio que a Anglo American procurou o IDIS. A empresa tinha o objetivo de compreender os principais desafios enfrentados pelo país e, a partir desse conhecimento, identificar as melhores oportunidades para direcionar seus investimentos sociais de forma estratégica. 

Solução

Sendo o parceiro local da Anglo American, o IDIS propôs à organização uma jornada de compreensão do contexto brasileiro de desenvolvimento social, por meio de uma pesquisa das capacidades dos principais atores para a promoção desse desenvolvimento. A pesquisa consistiu na investigação de diversos aspectos, desde as necessidades e lacunas existentes no país, até estratégias, políticas, intervenções e programas adotados para aprimorar essas problemáticas no contexto brasileiro.

A primeira etapa foi dedicada a uma pesquisa minuciosa em revisões, estudos e na literatura existente sobre ‘capacity building/capability development’ no Brasil. Era fundamental compreender o cenário brasileiro, identificar tendências e oportunidades que pudessem orientar os próximos passos da empresa. 

A etapa revelou que muitos dos desafios de desenvolvimento do país decorrem de lacunas na capacidade de gestão dos governos municipais, principalmente em sua dimensão fiscal. Municípios maiores, com o apoio de iniciativas do governo federal ou organizações da sociedade civil, têm tentado melhorar suas capacidades de arrecadação de impostos, mas os municípios menores não têm a mesma margem para mudança.

Em seguida, na segunda etapa, foi feita uma pesquisa benchmarking. Nesse momento, foram analisadas cuidadosamente práticas de programas de “capacity building/capability development” desenvolvidos por empresas comparáveis à Anglo American no Brasil. O objetivo foi coletar referências valiosas que pudessem servir como guia estratégico para a atuação da empresa.

Com toda essa bagagem de conhecimento e referências em mãos, era hora de olhar para dentro da organização. Na terceira etapa, foi realizada uma análise de iniciativas já realizadas pela própria empresa no Brasil. Esse estudo representou uma oportunidade de aprendizado, permitindo identificar o que deu certo, os desafios enfrentados e como aprimorar ainda mais suas práticas de investimento social privado voltadas ao fomento das capacidades de atores locais para a promoção do desenvolvimento.

Na quarta etapa, foram buscados ativamente stakeholders e empresas pares da Anglo American. Por meio de entrevistas cuidadosamente conduzidas, suas perspectivas foram escutadas, permitindo a identificação de riscos, lacunas e desafios do investimento social privado voltado ao desenvolvimento de capacidades nos setores público e da sociedade civil. Essa abordagem permitiu obter um panorama mais abrangente e informado sobre as expectativas e preocupações dos envolvidos, contribuindo para o aprimoramento das estratégias e ações da empresa.

Resultados

Após percorrer todas essas etapas de pesquisa, entrevistas e análise, o IDIS preparou um relatório completo com tudo o que foi levantado. Os mapeamentos e insights obtidos ao longo do processo foram cuidadosamente documentados e apresentados neste relatório. A empresa pôde, por fim, visualizar com ainda mais clareza os desafios, bem como as oportunidades para sua atuação no país, o que permitiu a construção de um planejamento estratégico global com um olhar atento para as particularidades locais

Sobre a organização

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração com um portfólio que abrange diamantes, platina, cobre, minério de ferro e carvão siderúrgico – com nutrientes agrícolas em desenvolvimento. A empresa tem operações na África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. O objetivo da Anglo American é “Repensar a mineração para melhorar a vida das pessoas”. A estratégia de sustentabilidade da empresa é impulsionada pelo seu Plano de Mineração Sustentável (SMP), que é construído em torno de três Pilares de Sustentabilidade Global projetados para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Cada pilar tem três Stretch Goals. O SMP também inclui o Desenvolvimento Regional Colaborativo (CRD), um modelo de parceria inovador concebido para catalisar o desenvolvimento económico independente, escalável e sustentável nas regiões em torno das suas operações, com o objetivo de melhorar vidas através da criação de comunidades verdadeiramente prósperas, que perduram e prosperam muito além da vida útil da mina.

Conteúdos relacionados

Case – Suzano
Case – Instituto Arapyaú
Case – Gerdau