CASES

Fundação Sicredi

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo (Fundação Sicredi) é uma Organização da Sociedade Civil, responsável pelo desenvolvimento de iniciativas sociais e culturais vinculadas aos valores do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

O Programa A União Faz a Vida é a principal ação de educação da instituição, desenvolvida desde 1995. Por meio dele, crianças e adolescentes passam por um processo de aprendizagem de atitudes e valores de cooperação e cidadania, a partir de metodologia educacional própria, baseada no desenvolvimento de projetos.

Em 2020, apoiamos a Fundação Sicredi fazendo uma Avaliação de Impacto do Programa A União Faz a Vida, aplicando a metodologia SROI (Social Return on Investment). Para sua realização, foi estabelecido como escopo do estudo a mensuração dos impactos percebidos por alunos e professores do Ensino Fundamental I de quatro centrais onde a iniciativa acontecia há pelo menos 1 ano.
O estudo comprovou que o Programa A União Faz a Vida atinge seu propósito de transformar crianças e jovens em protagonistas de seu processo de aprendizagem e sua atuação cidadã, para que promovam impactos positivos em suas comunidades. Esses impactos excedem em 4,07 vezes o investimento realizado pela Fundação, ou seja, para cada R$ 1,00 investido no Programa, são gerados R$ 4,07 em benefícios sociais.

Conheça o vídeo que conta esta história:

 

Leia o relatório completo clicando aqui.