×

Gerando Falcões

Logo Gerando Falcões

Fundada em 2011 por Edu Lyra, Lemaestro, Mayara Lyra e Amanda Boliarini, a Gerando Falcões  é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Com foco em iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo,  entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e executa programas de transformação sistêmica de favelas, como o Favela 3D.

Entre 2020 e 2021, o IDIS foi responsável pela Avaliação de Impacto das Oficinas de Esporte e Cultura com crianças e adolescentes e do Programa de Qualificação Profissional com jovens e adultos, realizado em São Paulo. A metodologia escolhida foi a SROI (Social Return on Investment), que além de orientar a gestão para a tomada de decisões, traz insumos para a comunicação do impacto junto à sociedade e financiadores.

SAIBA MAIS SOBRE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Foi demonstrado que a cada R$ 1,00 investido nas iniciativas avaliadas, R$3,50 são gerados na forma de benefício para a sociedade, um resultado positivo e relevante, confirmado por testes de robustez e análises de sensibilidade. Foi também identificado que o investimento da Gerando Falcões “paga-se socialmente” (payback) já no 2º ano após o investimento.

Edu Lyra Gerando Falcoes

Ao longo do estudo – que envolve não só análise quantitativa, mas também a realização de entrevistas e grupos focais – observou-se a importância para os resultados do “jeito Gerando Falcões” de atuar, com foco no desenvolvimento de uma atitude positiva e empoderadora junto a seus atendidos.

Características da Gerando Falcões como gestão, agilidade e engajamento da equipe mostraram-se importantes para alcançar os resultados desta avaliação e para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19. Ou seja, os resultados refletem não só a quantidade de atividades oferecidas, mas também a qualidade e adequação aos seus públicos e territórios.

O processo avaliativo ofereceu ainda orientações e sugestões de caminhos possíveis para que a organização possa aumentar cada vez mais o seu impacto e explorar os seus potenciais, seja por meio das atividades desempenhadas pela Gerando Falcões em suas unidades seja pela possibilidade de exportar a metodologia para as organizações aceleradas pela Gerando Falcões por todo o Brasil.

MAIS SOBRE AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Com ampla experiência e tendo a produção de conhecimento como um de nossos pilares de atuação, temos inúmeros materiais disponíveis a quem deseja se aprofundar

Avaliação de Impacto SROI

Acesse aqui.

Para saber mais sobre nossos serviços e falar com a equipe de consultoria, escreva para comunicacao@idis.org.br.