Desafio
O Brasil enfrenta desafios significativos no cenário socioambiental. De acordo com o Relatório Luz, até julho de 2021, o país não havia demonstrado progresso satisfatório em nenhuma das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, estabelecida em 2015. Dado seu potencial de gerar transformação positiva, é muito relevante que o setor empresarial se comprometa a melhorar seu impacto nas comunidades e no meio ambiente, além de comunicar suas iniciativas socioambientais. Isso contribuirá para um Brasil mais sustentável e equitativo.
Nesse contexto, a Petrobras realiza o Programa Petrobras Socioambiental, que apoia iniciativas que geram valor para a empresa e para a sociedade, por meio de projetos socioambientais com potencial transformador, em parceria com o terceiro setor e ampliando o diálogo com as comunidades dos territórios onde a Petrobras atua.
Para reforçar seu compromisso com a transparência e prestação de contas aos seus públicos de interesse a empresa estabeleceu uma parceria com o IDIS para realizar avaliações de impacto dos projetos apoiados pelo Programa. Essas avaliações têm o propósito de relatar os resultados dos investimentos socioambientais da empresa aos stakeholders, identificar elementos que possam aprimorar os impactos socioambientais positivos gerados pelos projetos e gerir de forma mais eficaz a carteira de investimentos de natureza voluntária da Petrobras, alinhado com a estratégia da companhia, e ao mesmo tempo gerando aprendizado para as instituições.
Além disso, em 2023, buscando aprimorar ainda mais sua visão sobre os resultados das iniciativas, a Petrobras também contou com o apoio do IDIS para elaboração de diagnostico e sugestão de melhorias para os indicadores o de resultado e de impacto das atividades de responsabilidade social, de forma a aumentar sua aderência aos objetivos estratégicos da companhia.
Solução
Considerando as particularidades da carteira de projetos do programa, a disponibilidade de informações e a viabilidade das abordagens propostas, o IDIS adotou dois tipos de avaliação: o protocolo SROI (Social Return on Investment – Retorno Social do Investimento) e a ACB (Análise Custo-Benefício) – uma metodologia derivada do SROI, mais adequada aos projetos com enfoque ambiental.
Ambas as abordagens envolvem a quantificação dos impactos gerados por cada projeto e o cálculo do retorno financeiro tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.
Já para a revisão e construção dos indicadores de responsabilidade social, o IDIS realizou um diagnóstico dos indicadores e impacto existentes, sugerindo alternativas que foram avaliadas pela Petrobras.
Resultados
Durante esse processo, foram identificados impactos ambientais positivos notáveis, incluindo a estocagem e sequestro de milhares de toneladas de CO² da atmosfera, resultantes de ações como reflorestamento, aumento da biodiversidade com conservação de espécies ameaçadas de extinção, inclusão produtiva e maior conscientização ambiental entre públicos diversos.
Além disso, observamos impactos sociais significativos, como a melhoria no desenvolvimento socioemocional, habilidades motoras e cognitivas que impactaram no rendimento escolar, a ampliação do repertório cultural, e perspectivas de futuro mais promissoras para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país. Adicionalmente, há evidências claras de que as ações de qualificação profissional aumentaram a empregabilidade com aumento de renda de jovens e adultos, sobretudo mulheres, com consequente redução das desigualdades.
O processo de avaliação não apenas permitiu melhorar o diálogo entre o financiador, as equipes executoras e os beneficiários, mas também forneceu elementos cruciais para uma reflexão estratégica mais aprofundada sobre os impactos socioambientais gerados pelos projetos apoiados pelo Programa.
Entre 2025 e 2027 estão previstas outras 45 avaliações, além de oficinas temáticas de capacitação e de análise crítica sobre o processo de avaliação de impacto para a equipe do Programa Petrobras Socioambiental.
ODS
Sobre o Programa Petrobras Socioambiental
O Programa Petrobras Socioambiental tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de parcerias, o fortalecimento de vínculos e a geração de benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais e gerando resultados positivos em temas socioambientais relevantes para o negócio da companhia e para a sociedade. O Programa hoje opera através de quatro linhas de atuação: educação, desenvolvimento econômico sustentável, oceano e florestas.









