RenovaBR

Desafio

O Brasil possui milhares de lideranças políticas, atuantes em níveis municipais, estaduais e federais. Estes líderes desempenham um papel crucial ao se comprometerem a resolver uma ampla variedade de demandas da sociedade. Reconhecendo a importância desses líderes como catalisadores de mudanças sociais e seu papel vital no avanço dos direitos fundamentais dos cidadãos, surgiu o RenovaBR. Atualmente, a organização é o principal programa de formação política no Brasil e é reconhecido internacionalmente como uma referência no setor.

Desde sua criação em 2017, o RenovaBR tem se empenhado em compreender de maneira precisa e objetiva o impacto que a organização exerce sobre seus beneficiários diretos, ou seja, as pessoas que passam pelo processo de capacitação política. Em 2022, para aprimorar essa busca por resultados, o RenovaBR optou por colaborar com o IDIS na realização de uma avaliação de impacto.

Solução

O IDIS apoiou o RenovaBR na realização de um SROI (Retorno Social sobre Investimento), um protocolo de avaliação que compara o valor dos recursos investidos em um projeto ou programa com o valor social gerado para a sociedade.

O primeiro passo foi criar uma Teoria da Mudança (TdM), um instrumento que descreve como as atividades de um programa buscam alcançar resultados a curto e médio prazo e o objetivo estratégico a longo prazo da organização. Para a etapa, a equipe do IDIS analisou documentos da organização, realizou entrevistas com seus principais stakeholders e definiu que o objetivo a longo prazo era “qualificar a forma de fazer política no Brasil, promovendo diversidade, ética, diálogo e ações baseadas em dados e evidências.”

Com a Teoria da Mudança solidamente estabelecida e compartilhada com o RenovaBR, o IDIS avançou para a definição e mensuração de variáveis avaliativas, tanto qualitativas quanto quantitativas. A abordagem qualitativa, que fundamentou as variáveis avaliativas, foi conduzida por meio de entrevistas em profundidade e grupos focais envolvendo os beneficiários da organização. Dentre as mudanças percebidas, destacam-se a ampliação da consciência cidadã, o fortalecimento de valores éticos, o desenvolvimento do autoconhecimento, uma perspectiva mais crítica e um aprimoramento das relações profissionais.

Na etapa quantitativa, o objetivo era mensurar a magnitude das mudanças experimentadas pelos beneficiários. Para atingir esse propósito, os beneficiários participaram de um questionário elaborado para compreender a atribuição das mudanças ao RenovaBR, assim como para avaliar a percepção de valor social sem vinculação a essas transformações.

Por fim, como entrega final, o IDIS produziu um relatório com todos os achados da avaliação.

Resultados

A avaliação confirmou um Retorno Social sobre o Investimento positivo do RenovaBR. A organização gera impactos substanciais para seus beneficiários diretos, aqueles que participam do programa com o objetivo de serem agentes de mudança positiva na política brasileira. Esses benefícios superam em três vezes o investimento realizado. Em outras palavras, para cada R$1 investido na organização, são gerados R$3,10 em benefícios sociais.

Com base na identificação dos impactos e em sua intensidade, o IDIS também pôde sugerir algumas abordagens para maximizar o impacto social. Algumas das recomendações foi investir mais nos ex-alunos, que acumularam experiência tanto no conteúdo das formações quanto na experiência prática do ser político, e um maior acompanhamento da organização durante e após as campanhas eleitorais.

Sobre a organização

Fundado no ano de 2017, o RenovaBR se caracteriza como uma escola que visa formar novos quadros de lideranças políticas no Brasil, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais por meio de cursos que tratam de políticas públicas, comunicação política, organização de campanha, governança e governabilidade.

Desde a sua fundação já foram realizados três ciclos formativos, sendo dois ciclos voltados aos pleitos gerais de 2018 e 2022, respectivamente, e um ciclo voltado ao pleito municipal de 2020. Além das formações políticas iniciais, o RenovaBR oferta ainda formações de caráter continuado para ex-alunos eleitos como parlamentares ou como membros do poder executivo. Entre os anos de 2018 e 2022 foram 13 formações continuadas ofertadas, perfazendo uma carga horária de aproximadamente 400 horas no total.

Segundo dados da própria organização, já são mais de duas mil lideranças políticas formadas, de origens e posicionamentos políticos diversos, dentre as quais pelo menos 30% ocupam hoje cargos de liderança na gestão pública brasileira.

ODS

Conteúdos relacionados

Protocolo SROI: quando utilizar e como interpretar o índice monetário de avaliação de impacto

O processo avaliativo como um percurso necessário para a maximização do impacto socioambiental positivo