Desenvolvimento Local no Nordeste

27 de julho de 2009

Em coletânea de artigos, consultores de diversas especialidades analisam as práticas construídas pelos dez anos de experiência dos Conjuntos Integrados de Projetos (CIPs), programa da Fundação W. K. Kellogg que reúne seis projetos em seis Estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba e Pernambuco) que visam o desenvolvimento comunitário. O livro Apoio internacional ao desenvolvimento local – Experiências sociais com juventudes no Nordeste traz as análises e é organizado pela antropóloga Leilah Landim e pela jornalista Maria Carolina Trevisan.

Reprodução: Capa do livro Apoio internacional ao desenvolvimento local - Experiências Sociais com juventudes no Nordeste

A obra, de 248 páginas, tem a finalidade registrar as experiências vividas pelos consultores e especialistas junto às comunidades locais na formação de redes e no processo de implantação coletiva das ações planejadas. Os CIPs mobilizaram diferentes atores sociais, como representantes do poder público e instituições públicas e privadas. Os oito artigos trazem reflexões sobre erros e acertos, dilemas e responsabilidades, além dos resultados dos trabalhos realizados.

O papel dos financiadores no desenvolvimento local é um dos temas apresentados, assim como o papel da juventude, a experiência do acompanhamento dos projetos, a importância das alianças intersetoriais, entre outros. O livro é editado pela Editora Peirópolis e está à venda em algumas livrarias e pela Internet.