Lester Salamon analisa o Engajamento Social na América Latina

2 de julho de 2010

No novo livro ‘Rethinking Corporate Social Engagement – Lessons from Latin America’ (Repensando o Engajamento Social Corporativo – Lições da América Latina, em tradução livre), o professor da Universidade Johns Hopkins (EUA), Lester Salamon, avalia criticamente o engajamento social na América Latina atualmente, na relação entre comunidades, empresas e sociedade civil.

O diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil do Instituto Johns Hopkins de Políticas Públicas examina as práticas de responsabilidade social de empresas em cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Para ele, as comunidades locais e a sociedade civil são capazes de influenciar essa atuação.

Reprodução: Capa do novo livro de Lester Salamon

O livro divide-se em sete capítulos, nos quais o autor trata da profissionalização do setor, a participação, o desenvolvimento de parcerias e a penetração das companhias estrangeiras no engajamento local.

Logo na introdução, Salamon questiona se na região está surgindo a nova Aliança para o Progresso, em referência à política do governo de John Kennedy, de 1961, que visava promover o desenvolvimento econômico local por meio de apoio técnico e financeiro. A iniciativa durou 12 anos.

Disponível apenas em inglês, a obra pode ser encontrada em livrarias internacionais.