A comunicação como ponte (e barreira) para doações

2 de setembro de 2025

Artigo publicado originalmente na Sociedade Viva

por Luisa Lima e Marina Negrão, respectivamente gerente e coordenadora de comunicação e conhecimento no IDIS

Doar é um gesto que nasce da confiança. Confiança na causa, na organização e, cada vez mais, na mensagem que chega até o doador. A Pesquisa Doação Brasil 2024, iniciativa do IDIS, realizada pela Ipsos, revela que, mais do que solidariedade espontânea ou capacidade financeira, a decisão de contribuir está ligada à credibilidade das instituições e à segurança de que o recurso doado será bem utilizado.

Os números demonstram que 81% dos brasileiros afirmam que a confiança é determinante para doar, mas apenas 30% acreditam que a maioria das ONGs seja confiável. Esse contraste não é exclusivo da pesquisa de 2024, acompanha o setor, entre pequenas melhoras e pioras, desde a primeira edição que foi realizada em 2015. Nesta mais recente edição, porém, algo curioso aconteceu. Entre os não doadores, pela primeira vez, a falta de confiança despontou como um dos principais motivos do porquê não doam, reduzindo o percentual de pessoas que respondem o clássico ‘não doo por falta de recursos financeiros’.

O que esse cenário nos revela é o nosso grande desafio como setor: conquistar legitimidade aos olhos da sociedade. Se de um lado há disposição em ajudar, de outro existe desconfiança sobre a aplicação dos recursos e sobre a efetividade do impacto.

É nesse ponto que a comunicação se mostra decisiva. Mais do que pedir doações, é importante demonstrarmos como os recursos são usados, quais resultados foram alcançados, quem foi beneficiado, qual o impacto que o trabalho das ONGs gera para causas e públicos menorizados e, o principal, fazer com que esses recados cheguem ao doador.

 

A FORÇA DAS REDES SOCIAIS E A MÍDIA COMO ALIADA

As redes sociais têm um papel importante na difusão de informações, mas o cerne está em como as organizações comunicam, pois é a percepção de seriedade e transparência que garantem que a sensibilização se converta em apoio efetivo e recorrente.

Nesse sentido, as organizações podem investir em comunicação, inclusive com estratégias específicas e diferentes para as redes que mais influenciam na decisão de doar que, segundo a pesquisa, são Instagram (85%) e Facebook (36%). É interessante também que a organização conheça o público com quem quer falar, pois isso pode também influenciar em onde e como comunicar. Entre pessoas de 18 a 29 anos, por exemplo, a influência do Instagram para a prática de doação sobre de 85% para 91%. Já entre aqueles com 50 anos ou mais, o Facebook dispara de 36 para 70 pontos percentuais.

Quando pensamos na imprensa, um dado inédito dessa edição demonstra que 49% das pessoas já deixaram de doar ao verem uma notícia negativa sobre o assunto na mídia. Por outro lado, a influência das campanhas em veículos tradicionais de mídia na decisão de doar saltou de 10% para 20%.

Nesse caso, há uma responsabilidade compartilhada. Se de um lado as organizações estão trabalhando duro para se comunicarem com mais transparência e clareza, é necessário que a imprensa dê maior visibilidade a histórias de impacto positivo e inclua a doação na pauta pública relevante, a tratando com responsabilidade e cuidado.

 

E QUAL O NOSSO PAPEL NESSE CONTEXTO?

Sendo a falta de confiança nas ONGs um problema estrutural, ele demanda soluções também estruturais. É necessário termos ações multisetoriais, coordenadas e pensadas a partir das parcerias entre vários atores da sociedade.

Organizações estruturantes do terceiro setor, como o próprio IDIS, que promovem a cultura de doação em seu dia a dia de atuação, têm um papel fundamental em ampliar o conhecimento sobre o trabalho exemplar realizado por ONGs e sua contribuição para a redução das desigualdades. A contribuição vem a partir de produção de dados, campanhas de engajamento, advocacy, ferramentas inovadoras e tantas outras frentes que fomentem a reflexão e debate sobre o tema. Em 2018, lançamos a plataforma Descubra sua Causa, hoje sob gestão do Instituto MOL, oferecendo caminhos fáceis e seguros para doação.

A responsabilidade, claro, também se estende a outros atores. O poder público pode valorizar o papel crucial das organizações sociais e aprimorar mecanismos de compliance; empresas podem engajar colaboradores e clientes com campanhas de conscientização e a indicação de ONGs pré-validadas, dentre tantas outras ações.

 

UMA DÉCADA DE ANÁLISES

A trajetória da Pesquisa Doação Brasil desde 2015 mostra como a comunicação vem ganhando espaço na cultura de doação. Na primeira edição, o foco principal foi mapear quem doa e quanto doa, dados que antes não existiam. Olhando para a edição de 2024, vemos alguns dados voltarem ao patamar de como estávamos há 10 anos atrás, outros evoluírem significativamente, entre boas e más notícias que a nova edição nos trouxe, é importante nos atentarmos em como o debate acerca da cultura de doação amadureceu de lá para cá.

Doar é um ato cidadão. É acreditar que aquela contribuição pode, de fato, transformar realidades. E para que esse acreditar seja perene, é preciso confiança. Uma confiança que começa na forma como as organizações se comunicam e se consolida quando os resultados falam por si.