Instituto Baccarelli

Desafio

A educação é, sem dúvida, uma ferramenta vital para a transformação e inclusão social. É nessa crença que se baseia a atuação do Instituto Baccarelli. A organização oferece atividades educacionais e artísticas para os jovens de Heliópolis e de mais 12 territórios na cidade de São Paulo.

Apenas em Heliópolis, mais de 1.400 crianças e jovens participam anualmente dessas atividades, que incluem aulas de musicalização infantil, corais, ensino de instrumentos e participação em orquestras. O propósito por trás de todo esse trabalho é promover a transformação nas populações das regiões periféricas de São Paulo.

Com um grande número de vidas sendo impactadas, fica o desafio: como compreender objetivamente o impacto que a iniciativa gera na sociedade?

Solução

Para responder a essa pergunta, o Instituto Baccarelli procurou o IDIS para realizar uma Avaliação de Impacto SROI da iniciativa. Além de obter evidências e métricas sobre as transformações sociais resultantes das ações empreendidas, a metodologia permitiu avaliar o alcance de seus objetivos iniciais. Também identificou áreas para melhorias, ampliando ainda mais o impacto positivo na sociedade.

Resultados obtidos

Os resultados dessa avaliação apontam que as ações do Instituto Baccarelli são capazes de impactar positivamente a sociedade. Para cada R$1,00 investido pelo Instituto Baccarelli são gerados R$3,49 na forma de benefícios sociais para a sociedade.

Além disso a análise qualitativa da iniciativa identificou um conjunto de quatro mudanças positivas na vida de seus beneficiários:

  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas;
  • Ampliação das perspectivas de futuro profissional e pessoal;
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais; e 
  • Relacionamentos interpessoais melhorados.

“Há mais de 27 anos, o Instituto Baccarelli tem impactado a comunidade de Heliópolis, transformando vidas por meio da educação, da cultura e da inclusão social. O protocolo SROI que a equipe do IDIS aplicou com tanta profundidade, sensibilidade e excelência, nos trouxe a oportunidade de tangibilizar e identificar indicadores desse impacto social, baseados em dados e metodologia científica. Além de muito nos orgulhar com os impactos apurados nesse primeiro estudo do SROI, eles nos permitem criar um diálogo ainda mais efetivo e engajado com a sociedade, fundamental para a continuidade do trabalho do Instituto Baccarelli”, afima Mauricio Cruz, gerente de desenvolvimento institucional do Instituto Baccarelli.

Sobre a organização

Uma das mais respeitadas organizações sociais sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, o Instituto Baccarelli promove há mais de 27 anos transformação e inclusão social por meio da educação para Heliópolis e outras regiões de São Paulo. ​ 

Em Heliópolis, realiza um trabalho social por meio da música e da dança, além de ter formado a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com a regência titular e direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência no país. 

Em outros pontos da capital, atua com cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia a partir de contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação para a gestão de 12 unidades de Centros Educacionais Unificados, os CEUs, levando a consistente trajetória de transformação social por meio da educação para outras regiões da cidade.

Conteúdos relacionados

O que é avaliação de impacto e por que ela é importante?

Protocolo SROI: quando utilizar e como interpretar o índice monetário da avaliação de impacto

Case – Instituto Chamex