RD Saúde

A RD – Gente Saúde e Bem-estar, empresa líder no mercado brasileiro de drogarias, foi criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. A principal diretriz de seu investimento social privado é o apoio a projetos relacionados à promoção da saúde e da qualidade de vida nas regiões onde atua, promovendo um impacto positivo nas comunidades. Com esse foco, a empresa buscou o IDIS para apoiá-la em iniciativas de gestão da doação em iniciativas de combate à pandemia do coronavírus.

Fundo Emergencial para a Saúde recebe apoio do Movimento Todo Cuidado Conta

Em meio à crise sanitária instaurada no País, a RD, que está intimamente ligada à Saúde, criou o Movimento Todo Cuidado Conta. A iniciativa da empresa realizou uma doação no valor de R$ 25 milhões para o Fundo Emergencial para a Saúde (FES) – Coronavírus Brasil, iniciativa do IDIS, Movimento Bem Maior e BSocial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciado em maio de 2020, o IDIS realizou o apoio técnico à gestão da doação feita pela RD ao FES, que beneficiou hospitais filantrópicos em diversos estados brasileiros.

 

O IDIS buscou atender duas grandes demandas da empresa, a primeira voltada para a garantia de segurança do processo de doação. Já a segunda buscou garantir que a doação não fosse um apoio pontual aos hospitais beneficiados, mas que fosse capaz de deixar um legado para a sociedade atendida por eles.  O resultado deste trabalho foi o apoio a 52 hospitais que atendem ao SUS, por meio de 51 organizações da sociedade civil, em 23 Estados do país + Distrito Federal cuja área de abrangência atinge quase 72 milhões de pessoas.

 

Movimento Unidos pela Vacina

Ainda com esforços voltados para o suporte ao SUS diante da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, a RD uniu-se ao Movimento Unidos Pela Vacina, uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, presidida pela empresária Luiza Helena Trajano. O movimento reuniu centenas de empresas e entidades do terceiro setor para contribuir com a viabilização e aceleração do acesso da população à vacina contra a Covid-19. Com atuação em rede, contou com representantes em cada unidade federativa e conectou empresas madrinhas a municípios interessados em receber doações de insumos necessários para a o processo de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.

O IDIS apoiou a RD na gestão da doação de materiais e equipamentos de valor equivalente a R$ 5 milhões para Secretarias Municipais de Saúde para acelerar a vacinação contra a Covid-19, apoiando a implementação da estratégia de contribuição com movimento por meio da análise e priorização das doações solicitadas, na articulação junto aos municípios, na formalização dos Termos de Doação e no acompanhamento das entregas das doações.