IDIS e Susam realizam oficina para implantação da política estadual da primeira infância

19 de abril de 2016

Oficina PIA Manaus

Aconteceu, em Manaus, no dia 13 de abril, a I Oficina de Implantação da Política Estadual da Primeira Infância. O encontro foi organizado pelo  Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), e  teve o objetivo de reunir todos os atores comprometidos com a implementação da nova política, chamada Primeira Infância Amazonenses (PIA), e de definir como cada instituição deverá contribuir e trabalhar para fazer valer a lei assinada pelo governador José Melo, em março de 2016. O evento contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, da presidente do IDIS, Paula Fabiani, além de representantes de diversas instituições envolvidas nas ações de atenção à primeira infância no Amazonas.

Entre os assuntos debatidos no evento estão a importância do investimento na primeira infância, quais os ganhos desse investimento nos curto, médio e longo prazos e quem são os beneficiados. Essas questões foram apresentadas pelo consultor estratégico e fundador do IDIS, Marcos Kisil. Também foram abordadas as ações que já são desenvolvidas pelos diversos setores e que poderiam ser incorporadas à política de atenção à primeira infância, bem como as novas ações que precisam ser desenhadas para sua efetiva implementação. As diretrizes definidas na oficina para implantação da política apontam para a potencialização do que já é realizado pelos diferentes atores e estratégias se sensibilização.

Participaram do encontro técnicos da Susam, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Secretaria de Estado da Assistência Social, da Secretaria de Estado da Educação, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca), da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), da Pastoral da Criança e do Programa de Apoio à Primeira Infância Amazonense (Papi).

Além da oficina, foram realizadas reuniões para discutir a possível ampliação para outros municípios do Programa de Apoio à Primeira Infância Amazonense (Papi) e a utilização do Programa Nacional de Telessaúde para a efetivação de ações voltadas para a primeira infância. O Papi, desenvolvido no município de Borba pela Susam, UEA, IDIS e Fundação Bernard Van Leer, envolve residentes da área de saúde (medicina, odontologia e enfermagem) e profissionais da área de turismo com foco na formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para o trabalho específico com a primeira infância.

O Amazonas é o primeiro estado da região Norte e o segundo do Brasil, depois do Rio Grande do Sul, a aprovar um Programa para a Primeira Infância. Criado em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) que visa à promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, por meio da integração das Políticas Públicas desenvolvidas no âmbito da saúde, educação e assistência social do estado e dos municípios.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas