Livro Aborda Capitalismo Filantrópico

4 de março de 2009

Livro aborda capitalismo filantrópico

O perfil dos investidores sociais mudou. Antes, os filantropos apenas doavam aleatoriamente a organizações sociais ou projetos, sem procurar saber sobre resultados. Hoje, os novos bilionários doadores estão redefinindo a forma de como o investimento social é feito bom base em métodos de negócios, com métricas de análise de impacto, planejamento de metas, entre outros.

Essa é a discussão que traz o livro Philanthropicalism: How the Rich can Save the World (Capitalismo filantrópico: como os ricos podem salvar o mundo, em tradução livre), de Matthew Bishop e Michael Green. A obra, de 298 páginas, foi editada em 2008 pela Bloomsbury Press. Está disponível apenas em inglês.

Os autores apresentam entrevistas com outros grandes filantropos (além de Bill Gates), como George Soros, Bill Clinton, Angelina Jolie e Bono Vox. O editor Matthew Bishop e o economista Michael Green analisam esse novo movimento de filantropia e seus impactos. São doadores que investem em causas que vão desde a situação do clima à cura de doenças. Mias informações e vídeos com entrevistas podem ser encontradas no site Philanthrocapitalism.