Organização da área da saúde cria negócio social para diversificar fonte de recursos

14 de janeiro de 2015

Aparentemente, negócios sociais e organizações da sociedade civil (OSCs) sem fins lucrativos estão em lados diferentes. Os primeiros buscam retorno econômico ao fazer ações que beneficiam grupos vulneráveis, as segundas não buscam lucro. Uma iniciativa na área de saúde, no entanto, está derrubando as fronteiras entre os dois campos.

O texto “Foundation-owned social enterprises: a new way forward?”  para o site da Stanford Social Innovation Review descreve a experiência da Gradian Health Systems, negócio social na área de saúde cujos ganhos são revertidos para uma OSC que forma profissionais de saúde na região rural do Nepal, o Nick Simon Institute. “A empresa na qual trabalho se beneficia de um investimento muito promissor: pertence totalmente a uma fundação familiar”, diz o autor do texto, Mike Miesen, analista da Gradian.

A organização vende um equipamento de anestesia de fácil manutenção para áreas com poucos recursos, que funciona até mesmo com fornecimento intermitente de eletricidade. “Em vez de doar a máquina para hospitais, nós vendemos o equipamento a preço de custo, permitindo que mantenhamos o valor mais baixo possível, que escalemos sua produção para atender demandas de mercado e que conservemos recursos filantrópicos para o treinamento de pessoal e a manutenção da máquina”, descreve Miesen.

Entre as vantagens citadas pelo autor para uma fundação criar um negócio social está o fato de que “o investimento reduz, ou elimina, a necessidade de gastar tempo e recursos na captação e nos relatórios financeiros, o que ajuda o empreendimento social a focar na operação”.

Além disso, avalia, “manter um negócios social permite à fundação fazer mudanças efetivas usando mecanismos de mercado para vender um bem ou serviço, enquanto usa os recursos filantrópicos para combater falhas de mercado e avançar uma causa”.

O autor pondera que, se o negócio social for muito rentável, o ideal é que os fundos sejam investidos em atividades de maior risco e menor retorno, já que o empreendimento pode buscar recursos em fontes mais tradicionais, como no mercado de private equity. Miesen considera que há uma chance de diminuir “as lacunas existentes entre os empreendimentos sociais típicos e as organizações sem fins lucrativos tradicionais”.

O analista conclui dizendo que o modelo funcionará melhor com negócios sociais que usam o mercado sem esperar grandes retornos financeiros, ao mesmo tempo em que também depende de organizações da sociedade civil que estejam buscando maneiras eficientes de atingir suas metas. Ou seja, a prática funciona bem em um ambiente no qual se procura diversificar a fonte de recursos das OSCs. Como o Brasil.

Wm8__imgBanner6

Foto: Site Nick Simmons Institute