Renda e doações em países de renda média: evidências do Brasil

23 de maio de 2024

A renda desempenha um importante papel na formação do comportamento social, especialmente no contexto das doações para causas sociais. No entanto, a literatura existente apresenta resultados contraditórios ao abordar as nuances dessa relação.

Em um artigo publicado na revista acadêmica Journal of Philanthropy and Marketing, na plataforma Wiley, Paula Fabiani, CEO do IDIS, juntamente com Marcos Paulo de Lucca Silveira e Flavio Pinheiro, avaliaram as principais hipóteses sobre a influência da renda nas doações para causas sociais. Eles se basearam em dados da Pesquisa Doação Brasil 2020, que envolveu 2099 respondentes no Brasil. Este estudo contribui com novas evidências para o tema, especialmente no contexto de um país latino-americano de renda média, um aspecto frequentemente negligenciado em análises anteriores. A análise concentrou-se em como a renda familiar de um indivíduo influencia três aspectos-chave: a probabilidade de doação, o valor doado e a proporção da renda doada.

Os resultados indicam que os indivíduos de famílias com renda mais alta tendem a doar quantias maiores de dinheiro, mantendo a mesma proporção de renda doada que outras famílias com menor renda. No entanto, a renda familiar não parece ter um impacto significativo na probabilidade de doação ou na proporção da renda doada.

Confira o artigo completo aqui.