Retrospectiva 2017: IDIS chega à maioridade como uma das 100 melhores ONGs do Brasil

15 de dezembro de 2017

Encerrar 2017, quando o IDIS completou 18 anos, entre as 100 melhores organizações sem fins lucrativos do Brasil é o reconhecimento da nossa busca constante por eficiência, transparência , qualidade de gestão e resultados de impacto. E o título vem justamente no ano em que o Trust Barometer, divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro, mostrou que em todo o mundo houve queda na confiança de empresas, governo, ONGs e mídia.  Destacar-se em um universo de 300 mil ONGs, entre associações de caridade, organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas,  é um orgulho para nossa equipe e parceiros que contribuíram para a conquista.

Promovido pela revista Época e pelo Instituto Doar , o guia recebeu a inscrição de 1.560 ONGs. Dessas, apenas 150 formaram o grupo finalista submetido a uma comissão julgadora. Para critérios de avaliação foram definidos cinco princípios: causa e estratégia; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento e comunicação; e prestação de contas. Ao lado de outras 99 organizações, o IDIS compõe essa primeira edição  das 100 MELHORES ONG´S do BRASIL. Você pode ler a reportagem e conferir a lista divulgada pela Revista Época em http://epoca.globo.com/brasil/noticia/2017/08/100-melhores-ongs-do-brasil.html .

A lista já é considerada um incentivo à cultura de doação, servindo com um guia para a sociedade na hora de decidir para quem, o quê e como doar.  Além disso, serve como um estímulo para as ONGs que buscam eficiência, transparência, impacto social e, claro, recurso de doadores.

O mérito do trabalho desenvolvido pelo IDIS e seus diversos parceiros, em 2017, também foi reconhecido por estar entre os quatro finalistas do prêmio ALAS-BID de Inovação na Primeira Infância. Competindo com organizações sociais de todo o mundo,  ficamos entre os quatro melhores com um projeto em prol da Primeira Infância no Amazonas. E não podemos deixar de registrar aqui nossos parabéns ao trabalho do vencedor: o também brasileiro “La Casa Incierta”, de Brasília. Seguimos torcendo para que a promoção ao desenvolvimento da primeira infância seja cada vez mais valorizada.

Esse reconhecimento público deixa à mostra uma parte do trabalho desenvolvido por nossa equipe e diversos parceiros. Apesar das dificuldades criadas pelas crises institucional e econômica que se prolongam há alguns anos, temos muito o que comemorar quando lembramos de todos  os projetos realizados em 2017. Entre concluídos e iniciados, mantemos nossa atuação diversificada e participativa, através de apoio técnico, geração e disseminação do conhecimento, implantação de projetos próprios e ações de advocacy.