Equipe e Conselho

Fundador

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

Direção

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. É a única pessoa brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI. Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS, membro dos Conselhos da Escola Aberta do Terceiro Setor e do Instituto Vladimir Herzog.

Equipe Técnica

Adriana Franco é coordenadora de comunicação do IDIS. Há 10 anos atua na área de comunicação em entidades do terceiro setor sendo responsável pela comunicação institucional. Entre as organizações em que trabalhou estão o Instituto Observatório Social e a Apoio. Jornalista formada pelas Faculdades Integradas Rio Branco e pós-graduada pela PUC-SP em jornalismo social.
Andrea Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação do IDIS. Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia, teve experiência de redação em veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Coordenou a comunicação e o relacionamento com a imprensa da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, incluindo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a gestora do sistema de transporte público, SPTrans. No terceiro setor, foi gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e, mais recentemente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Andrea Hanai é Gerente de Projetos do IDIS desde 2014. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI - Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.



Celina Yamanaka é Gerente Financeira do IDIS, onde atua desde fevereiro de 2011. Atuou na área administrativo-financeira por quase oito anos na Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em especial na área de prestação de contas e iniciou sua trajetória no Terceiro Setor como coordenadora financeira administrativa no Instituto Akatu, passando pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa e pela Associação Casa Azul, nessa última como diretora-administrativa. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com curso de especialização pela Fundação Getúlio Vargas em Finanças.
Guilherme Sylos é Gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias. Carreira de 10 anos desenvolvida no Terceiro Setor e Startup de negócios com atuação nas áreas de planejamento, marketing, finanças, captação, comercial e operação. Profissional com ampla bagagem em diversos setores. Fundador da ONG Sociedade do Mar e co-fundador da Make-A-Wish Brasil onde atuou como Vice-Presidente, membro do conselho fiscal e Diretor Executivo. Larga experiência em negociações com parceiros de negócio para captação de recursos para implantação de projetos. Especialista na liderança, formação e gestão de equipes de voluntários. É formado em Administração Hoteleira pela faculdade Renascença, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.
Liliana Guimarães é Trainee de Projetos do IDIS. Advogada formada pela Fundação Getulio Vargas, realizou intercâmbio acadêmico com foco em Sociologia no Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po Paris) e atualmente cursa Administração Pública também na FGV.
Olivia Castello Branco é analista de projetos do IDIS. Trabalhou no Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados nas áreas de planejamento patrimonial e tributário. É advogada formada pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV) e realizou intercâmbio acadêmico com foco em direito internacional e direitos humanos na Universidade de Tilburg, Holanda.
Raquel Altemani é Gerente de Projetos do IDIS. Atuou durante três anos na Nielsen Brasil, trabalhando com gestão de projetos, otimização de processos e gestão da performance por meio de desenvolvimento e análise de indicadores e modelos de governança. Antes disso, atuou na área de Processos e Qualidade em instituições financeiras, incluindo o Banco ibi, Banco Votorantim e Banco CBSS, desenvolvendo mapeamento e otimização de processos, gestão de indicadores, gestão de risco e projetos de implementação de novos produtos. É formada em Administração pela FEA-USP desde 2003.


Rita de Cássia Almeida é Assistente Administrativa do IDIS. Técnica em contabilidade e com formação em Gestão Financeira pela Uniban de São Bernardo do Campo, trabalhou como assistente contábil na Veneziani Auditores Independentes por 9 anos. Iniciou sua trajetória no Terceiro Setor atuando como assistente administrativa do IDIS entre 2005 a 2009 e, posteriormente no cargo de analista administrativa no Instituto Rukha.
Thais Ferreira é Assistente de Comunicação do IDIS. É formada em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).






Conselho Deliberativo

Presidente

Maria Lúcia Almeida Prado e Silva formou-se na Faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1979. Especializou-se em Direito Internacional na Southwestern Legal Foundation da University of Texas, em 1988. Indicada como “Leading Lawyer in Her Field” pelo diretório Análise Advocacia (societário). É Membro do Conselho Deliberativo do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, Membro do Comitê Societário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, Membro do Comitê Editorial da Área de Comunicação e Marketing do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo- IBEF e sócia responsável pela Área Societária do escritório Demarest Advogados.

Vice-presidente

Walter Piacsek é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e possui MBA pela Harvard Business School. Foi sócio e presidente no Brasil da consultoria empresarial The Boston Consulting Group. Também foi vice-presidente executivo do Banco Votorantim e trabalhou por vários anos em corporate banking no Citibank. Atualmente é sócio responsável pelas operações do fundo de private equity Apax Partners na América Latina. Ele é membro do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna, do CREN e é associado ao YPO (Young Presidents Organization).

Conselheiro

Hélio Nogueira da Cruz é professor titular sênior do Departamento de Economia da FEA-USP, onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente, sendo o pós-doutorado pela Universidade de Yale (EUA). Foi vice-reitor da Universidade de São Paulo e é membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Fundação para o Vestibular da USP (Fuvest) e da Fundação Zerbini, bem como do Conselho Fiscal da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e da Fundação Instituto Butantan.

Conselheiro

José Guimarães Monforte, economista formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás, Presidente dos Conselhos Consultivos da Premix e do Instituto Elos. Membro do Conselho Consultivo do Laboratório Cristália e da Escola Britânica de Artes Criativas, membro do Conselho de Administração da Cyrela, membro do Comitê de Governança de Empresas Estatais da BM&F Bovespa. Participou do desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior.

Conselheiro

Luiz Sorge é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Diretor da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) - Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Conselheiro

Marcos Kisil é fundador, membro do Conselho, e analista sênior do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International, Instituto MacDonald, Fundação IDEAH, e do Museu Judaico de São Paulo. Foi fundador e presidente do Conselho do GIFE- Grupo de Instituto, Fundações e Empresas, e fundador e membro do Conselho do WINGS –Worldwide Inititative in Grantmaking Support. Foi Diretor Superintendente do Instituto WCF/Brasil e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e da Beltsmann, e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor de livros, ente os quais “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”; e de muitos artigos em publicações nacionais e internacionais sobre filantropia e investimento social.

Conselheiro

Raul Cruz Lima é Diretor da RCL Comunicação, que dá consultoria em comunicação e marketing. Trabalha em campanhas políticas. Faz parte dos Conselhos Deliberativos do IDIS e do Instituto Vladimir Herzog. Foi jornalista (Veja, Estadão) e também publicitário (Salles, Lintas, JWT, Denison). Sempre trabalhou para grandes empresas, nacionais e internacionais. Foi redator, Diretor de Criação, Vice-Presidente, e depois sócio e Presidente da Denison Propaganda (vendida para a WPP). Acumulou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais. Foi Presidente do Clube de Criação de São Paulo. Fez campanhas políticas (Montoro Governador SP- 1982, Presidencialismo- no Plebiscito 1993, Alckmin Prefeito SP- 2008, Beto Richa Governador PR- 2014). Trabalhou para o terceiro setor, criando campanhas como Juréia (SP, em 1988), Declaração dos Direitos das Futuras Gerações (para Jacques Cousteau, nos 50 anos da ONU, em 1995) e, mais recentemente, Floresta faz a Diferença (contra o Código Florestal Brasileiro, para mais de 50 entidades da Sociedade Civil).

Conselheira

Regina Vidigal Guarita é empreendedora social, fundadora e diretora-presidente da Associação Arte Despertar. É membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Rodrigo Mendes, do Fundo Itaú Excelência Social/FIES, do Centro de Voluntariado de São Paulo/CVSP e membro do Conselho Deliberativo IDIS; foi Presidente do Conselho Curador da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Diretora de arte e criação na agência de marketing de incentivo, Melhor Comunicação.

Conselheira

Zilda Knoploch é Mestre em Antropologia Social, CEO da Enfoque, empresa brasileira de pesquisa de marketing, especializada em estudos "ad hoc" e também CEO da Stratégir-Enfoque América Latina, liderando projetos multinacionais. É Conselheira da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Atuou como executiva da Gillette e Mesbla. Foi premiada com o Destaque Profissional de Pesquisa ABP em 1994. Foi chairman do Congresso Brasileiro de Pesquisa da ABEP de 2016. Palestrante da Casa do Saber Rio, e de 1990 a 2002 foi professora de Comportamento do Consumidor no Mestrado de Administração em Empresas no MBA em Marketing do COPPEAD-RJ. Sua experiência docente inclui cursos de pós-graduação em Marketing do IBMEC-RJ, IAG-PUC e Pós-Doutorado da FGV-RJ.

Conselho Fiscal

Presidente

Priscila Pasqualin é especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia, Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É Diretora Jurídica e de Relacionamento com o Terceiro Setor do Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio senior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Conselheiro

Luciano Antonio Prates Junqueira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012.

Conselheira

Maria José De Mula Cury é sócia da PriceWaterhouseCoopers. É graduada em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica se São Paulo (PUC-SP) e formada no Programa Internacional de Governança Corporativa e Mercado de Capitais para Executivas – BI International. Possui 28 anos de experiência em auditoria externa e consultoria no mercado financeiro brasileiro, envolvendo as revisões das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como normas internacionais como o U.S. Generally Accepted Accounting Principles (US GAAP) e o International Financial Reporting Standards (IFRS). Responsável por diversos trabalhos de revisão de controles internos, processos de governança corporativa, revisão e reestruturação de processos de controles internos e trabalhos de due diligence. Faz parte do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças (IBEF) e é membro da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI).