Equipe e Conselho

Fundador

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

Direção

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade), é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Administrativo da WINGS - Worldwide Initiatives for Grantmaking Support.

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Equipe Técnica

Ana Paula Lie Otani é trainee de projetos do IDIS. Internacionalista formada pela ESPM, realizou intercambio volutario na Austrália e intercambio de curta duração na McGill University. Foi estagiária no Instituto Ayrton Senna.

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Andrea Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação do IDIS. Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia, teve experiência de redação em veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Coordenou a comunicação e o relacionamento com a imprensa da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, incluindo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a gestora do sistema de transporte público, SPTrans. No terceiro setor, foi gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e, mais recentemente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

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Andrea Hanai é Gerente de Projetos do IDIS desde 2014. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI - Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.

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Celina Yamanaka é Gerente Financeira do IDIS, onde atua desde fevereiro de 2011. Atuou na área administrativo-financeira por quase oito anos na Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em especial na área de prestação de contas e iniciou sua trajetória no Terceiro Setor como coordenadora financeira administrativa no Instituto Akatu, passando pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa e pela Associação Casa Azul, nessa última como diretora-administrativa. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com curso de especialização pela Fundação Getúlio Vargas em Finanças.

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Guilherme Sylos é Gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias. Carreira de 10 anos desenvolvida no Terceiro Setor e Startup de negócios com atuação nas áreas de planejamento, marketing, finanças, captação, comercial e operação. Profissional com ampla bagagem em diversos setores. Fundador da ONG Sociedade do Mar e co-fundador da Make-A-Wish Brasil onde atuou como Vice-Presidente, membro do conselho fiscal e Diretor Executivo. Larga experiência em negociações com parceiros de negócio para captação de recursos para implantação de projetos. Especialista na liderança, formação e gestão de equipes de voluntários. É formado em Administração Hoteleira pela faculdade Renascença, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

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Liliana Guimarães Liliana Guimarães é Analista de Projetos do IDIS. Formada em Direito e em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, realizou intercâmbio acadêmico com foco em Sociologia no SciencesPo – Institut d’Études Politiques de Paris. OAB/SP nº 397729.

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Luisa Lima é coordenadora de comunicação do IDIS. Antes de integrar o Instituto, foi Gerente de Comunicação Institucional e Cidadania na Edelman, agência global de Relações Públicas. Atuou também na Fundação Itaú Social, onde foi responsável pelo desenvolvimento e gestão do programa de voluntariado corporativo. Na Significa, consultoria especializada em Atitude de Marca, desenvolveu projetos que fortalecem o relacionamento entre marcas e seus públicos por meio de causas e conteúdos. Luisa é formada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e possui pós-graduação em Globalização e Cultura pela FESPSP e em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Acumula também experiências de trabalho voluntário em organizações no Brasil, Índia e Turquia.

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Raquel Altemani é Gerente de Projetos do IDIS. Atuou durante três anos na Nielsen Brasil, trabalhando com gestão de projetos, otimização de processos e gestão da performance por meio de desenvolvimento e análise de indicadores e modelos de governança. Antes disso, atuou na área de Processos e Qualidade em instituições financeiras, incluindo o Banco ibi, Banco Votorantim e Banco CBSS, desenvolvendo mapeamento e otimização de processos, gestão de indicadores, gestão de risco e projetos de implementação de novos produtos. É formada em Administração pela FEA-USP desde 2003 e possui pós graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade, pela FIA - Fundação Instituto de Administração, concluída em 2019.

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Rita de Cássia Almeida é Assistente Administrativa do IDIS. Técnica em contabilidade e com formação em Gestão Financeira pela Uniban de São Bernardo do Campo, trabalhou como assistente contábil na Veneziani Auditores Independentes por 9 anos. Iniciou sua trajetória no Terceiro Setor atuando como assistente administrativa do IDIS entre 2005 a 2009 e, posteriormente no cargo de analista administrativa no Instituto Rukha.

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Ruth Goldberg é Consultora-Adjunta do IDIS. Formada em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Publica pela USP e gestão de organizações sem fins lucrativos pela FGV- SP. Com MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA. Atuou junto a governos, empresas, associações, fundações e institutos sempre na área de cidadania e desenvolvimento social. Participa de conselhos de entidades e como membro do IBGC. Tem experiência em gestão de projetos e entidades e visão para elaboração de planejamento estratégico e modelo de governança. Atuou em iniciativas de desenvolvimento de liderança, de mobilização de jovens e com inovação social.


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Vivian Amorim é Trainee do IDIS. Formada em Relações Internacionais com Ênfase em Marketing e Negócios na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), tem trabalhado no Terceiro Setor desde 2015, com experiência profissional na Anistia Internacional e voluntariado em ONGs de proteção animal e no ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado em São Paulo.

Conselho Deliberativo

Presidente

Luiz Sorge é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Vice-presidente

Walter Piacsek é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e possui MBA pela Harvard Business School. Foi sócio e presidente no Brasil da consultoria empresarial The Boston Consulting Group. Também foi vice-presidente executivo do Banco Votorantim e trabalhou por vários anos em corporate banking no Citibank. Atualmente é sócio responsável pelas operações do fundo de private equity Apax Partners na América Latina. Ele é membro do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna, do CREN e é associado ao YPO (Young Presidents Organization).

Conselheiro

Alex Pinheiro é Diretor Executivo de Tecnologia Educacional e Transformação Digital da Somos Educação. Ele também é co-fundador e CEO da EDUMOBI —criadora da plataforma educacional PLURALL. Foi co-fundador e diretor da Motrix Mobile e sócio-diretor da HANDS MOBILE S.A. Recebeu o 20º Global Mobile Awards - Melhor Inovação para Educação e Aprendizagem da GSMA. Alex estudou Engenharia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É voluntário em algumas organizações no Rio de Janeiro voltadas para a saúde mental da infância e adolescência.

Conselheiro

Hélio Nogueira da Cruz é professor titular sênior do Departamento de Economia da FEA-USP, onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente, sendo o pós-doutorado pela Universidade de Yale (EUA). Foi vice-reitor da Universidade de São Paulo e é membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Fundação para o Vestibular da USP (Fuvest) e da Fundação Zerbini, bem como do Conselho Fiscal da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e da Fundação Instituto Butantan.

Conselheiro

José Guimarães Monforte, economista formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás, Presidente dos Conselhos Consultivos da Premix e do Instituto Elos. Membro do Conselho Consultivo do Laboratório Cristália e da Escola Britânica de Artes Criativas, membro do Conselho de Administração da Cyrela, membro do Comitê de Governança de Empresas Estatais da BM&F Bovespa. Participou do desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior.

Conselheira

Luciana Tornovsky é bacharel em Direito pela PUC-SP, com mestrado em Direito pela Harvard Law School e ITP-International Tax Program pela Harvard University. Trabalhou no escritório Gibson, Dunn & Crutcher. É diretora do Closely Held and Growing Business Enterprise Committee da International Bar Association (IBA). É vice-presidente da Harvard Law School Association of Brazil e membro do Executive Committee da Harvard Law School Association. Participa da Harvard Business School Angels of Brazil e é Co-Chair no Brasil da Harvard Women Alliance. Head da área de Responsabilidade Social Corporativa do Demarest Advogados, que engloba os grupos de Responsabilidade Social, Diversidade e Pro Bono. Membro do “Lawyers Council for Civil and Economic Rights in the Americas”, uma iniciativa do Cyrus R. Vance Center for International Justice, ligado ao New York City Bar.

Conselheiro

Marcos Kisil é fundador, membro do Conselho, e analista sênior do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International, Instituto MacDonald, Fundação IDEAH, e do Museu Judaico de São Paulo. Foi fundador e presidente do Conselho do GIFE- Grupo de Instituto, Fundações e Empresas, e fundador e membro do Conselho do WINGS –Worldwide Inititative in Grantmaking Support. Foi Diretor Superintendente do Instituto WCF/Brasil e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e da Beltsmann, e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor de livros, ente os quais “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”; e de muitos artigos em publicações nacionais e internacionais sobre filantropia e investimento social.

Conselheiro

Raul Cruz Lima é Diretor da RCL Comunicação, que dá consultoria em comunicação e marketing. Trabalha em campanhas políticas. Faz parte dos Conselhos Deliberativos do IDIS e do Instituto Vladimir Herzog. Foi jornalista (Veja, Estadão) e também publicitário (Salles, Lintas, JWT, Denison). Sempre trabalhou para grandes empresas, nacionais e internacionais. Foi redator, Diretor de Criação, Vice-Presidente, e depois sócio e Presidente da Denison Propaganda (vendida para a WPP). Acumulou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais. Foi Presidente do Clube de Criação de São Paulo. Fez campanhas políticas (Montoro Governador SP- 1982, Presidencialismo- no Plebiscito 1993, Alckmin Prefeito SP- 2008, Beto Richa Governador PR- 2014). Trabalhou para o terceiro setor, criando campanhas como Juréia (SP, em 1988), Declaração dos Direitos das Futuras Gerações (para Jacques Cousteau, nos 50 anos da ONU, em 1995) e, mais recentemente, Floresta faz a Diferença (contra o Código Florestal Brasileiro, para mais de 50 entidades da Sociedade Civil).

Conselho Fiscal

Presidente

Priscila Pasqualin é especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia, Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É Diretora Jurídica e de Relacionamento com o Terceiro Setor do Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio senior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Conselheiro

Luciano Antonio Prates Junqueira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012.

Conselheira

Maria José De Mula Cury é sócia da PriceWaterhouseCoopers. É graduada em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica se São Paulo (PUC-SP) e formada no Programa Internacional de Governança Corporativa e Mercado de Capitais para Executivas – BI International. Possui 28 anos de experiência em auditoria externa e consultoria no mercado financeiro brasileiro, envolvendo as revisões das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como normas internacionais como o U.S. Generally Accepted Accounting Principles (US GAAP) e o International Financial Reporting Standards (IFRS). Responsável por diversos trabalhos de revisão de controles internos, processos de governança corporativa, revisão e reestruturação de processos de controles internos e trabalhos de due diligence. Faz parte do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças (IBEF) e é membro da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI).