Equipe e Conselho

Fundador

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

Direção

Paula Jancso Fabiani é diretora-presidente do IDIS. Anterior a esta posição, foi diretora financeira da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e controller do Instituto Akatu. Trabalhou no braço de Private Equity do Grupo Votorantim e em uma das empresas investidas. Atuou no BankBoston nas áreas de asset management e M&A, e no Lloyds Bank em trade finance. É economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University, especialização em Endowment Asset Management na London Business School, Yale e Cambridge, e Gestão de Organizações do Terceiro Setor na FGV. Autora dos livros Fundos Patrimoniais, Criação e Gestão no Brasil e Primeira Infância – Panorama, Análise e Prática, é a única brasileira certificada na ferramenta de avaliação SROI (Social Return on Investment). Faz parte dos Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Apoio Político pela Sustentabilidade), é membro do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Administrativo da WINGS - Worldwide Initiatives for Grantmaking Support.

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Equipe Técnica

Ana Paula Lie Otani é analista de projetos do IDIS. Formada em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios Internacionais pela ESPM, realizou intercâmbio de longa duração em Brisbane, na Austrália, onde atuou como voluntária e intercâmbio de curta duração na McGill University, onde realizou os cursos de Global Branding e Cross Cultural Management. Foi estagiária na área de Monitoramento e Planejamento do Instituto Ayrton Senna e mentoranda do Programa de Mentoria para Mulheres do Governo do Estado de São Paulo. Em 2019, ingressou na equipe de projetos do IDIS como Trainee.

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Andrea Wolffenbüttel é Diretora de Comunicação do IDIS. Jornalista, com formação também na área de Análise de Sistemas e especialização em Economia, teve experiência de redação em veículos tais como O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA). Gerenciou o Centro de Informações e Pesquisas da Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Coordenou a comunicação e o relacionamento com a imprensa da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, incluindo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a gestora do sistema de transporte público, SPTrans. No terceiro setor, foi gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e, mais recentemente, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

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Andrea Hanai é Gerente de Projetos do IDIS desde 2014. Anteriormente a esta posição, foi Relationship Manager na área de Corporate Banking do Banco Sudameris e do Banco ABN AMRO Real e Corporate & Investment Banker na área de Global Banking & Markets do Banco Santander Brasil. É Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui MBA em Finanças pelo Insper e Mestrado Internacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social pela EOI - Escuela de Organización Industrial de Madri, onde se especializou em parcerias intersetoriais para o desenvolvimento.

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Felipe Insunza Groba é gerente de projetos no IDIS. Anteriormente, foi responsável pelo relacionamento institucional e captação de recursos junto a grandes doadores na Fundação Estudar, além de passagem pela Anfavea, onde foi economista-chefe e gerente de comércio exterior. É mestre em Economia Aplicada e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidad del País Vasco (UPV/EHU) e pós-graduado em Philanthropic Studies na University of Kent, além de bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

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Guilherme Sylos é Gerente de Prospecção de Projetos e Parcerias. Carreira de 10 anos desenvolvida no Terceiro Setor e Startup de negócios com atuação nas áreas de planejamento, marketing, finanças, captação, comercial e operação. Profissional com ampla bagagem em diversos setores. Fundador da ONG Sociedade do Mar e co-fundador da Make-A-Wish Brasil onde atuou como Vice-Presidente, membro do conselho fiscal e Diretor Executivo. Larga experiência em negociações com parceiros de negócio para captação de recursos para implantação de projetos. Especialista na liderança, formação e gestão de equipes de voluntários. É formado em Administração Hoteleira pela faculdade Renascença, com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

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Julia King é Coordenadora de Projetos no IDIS. Anteriormente, gerenciou projetos de responsabilidade social na SAMSUNG e foi coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na rede hoteleira Accor. Atuou igualmente como consultora em sustentabilidade na consultoria Gestão Origami e na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com a gestão de programa culturais. Além disso, possui vivência no Terceiro Setor tendo atuado no Museu da Pessoa e na Coordination Sud, plataforma francesa de Ongs de Solidariedade Internacional. Julia é formada em Direito pela PUC-SP, tem Master em Carreiras Internacionais com especialização em Desenvolvimento pela Sciences Po de Paris, Pós Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Marketing pela ESPM-SP e extensões em Gestão das Organizações do Terceiro Setor e Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela FGV-SP. Mais recentemente concluiu o curso de Mediação Judicial e Extrajudicial pelo IPMEC.

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Laís Faleiros é coordenadora de projetos do IDIS. Anteriormente atuava como pesquisadora independente nas áreas de monitoramento e avaliação (M&A) e gestão de projetos socioambientais. Foi pesquisadora e gerente da área administrativo- financeira na Plan Avaliação. É mestra em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e bacharela em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Luisa Lima é gerente de comunicação do IDIS. Antes de integrar o Instituto, foi Gerente de Comunicação Institucional e Cidadania na Edelman, agência global de Relações Públicas. Atuou também na Fundação Itaú Social, onde foi responsável pelo desenvolvimento e gestão do programa de voluntariado corporativo. Na Significa, consultoria especializada em Atitude de Marca, desenvolveu projetos que fortalecem o relacionamento entre marcas e seus públicos por meio de causas e conteúdos. Luisa é formada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e possui pós-graduação em Globalização e Cultura pela FESPSP e em Advocacy e Políticas Públicas pela FGV. Acumula também experiências de trabalho voluntário em organizações no Brasil, Índia e Turquia.

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Paula Gonçalo é analista de projetos do IDIS. Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Direito da Criança e do Adolescente pela Università La Sapienza e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FGV, atuou como voluntária em projetos sociais no Brasil, na Itália e na África do Sul.
Raquel Altemani é Gerente Financeira no IDIS, depois de atuar na área de Projetos por dois anos. Na Nielsen Brasil, esteve por três anos, trabalhando com gestão de projetos, otimização de processos e gestão da performance por meio de desenvolvimento e análise de indicadores e modelos de governança. Antes disso, atuou na área de Processos e Qualidade em instituições financeiras, incluindo o Banco ibi, Banco Votorantim e Banco CBSS, desenvolvendo mapeamento e otimização de processos, gestão de indicadores, gestão de risco e projetos de implementação de novos produtos. É formada em Administração pela FEA-USP desde 2003 e possui pós graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade, pela FIA - Fundação Instituto de Administração, concluída em 2019.

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Renata Furiati é coordenadora administrativo financeiro do IDIS. Antes de integrar o Instituto, atuou por mais de 11 anos nas áreas administrativa e financeira, com carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais de prestação de serviços. Na Agencia Ogilvy foi Supervisora e Analista Financeira, atuando com gestão financeira de Unidade de Negócio, processos de concorrência pública e privada, gestão de rotinas e processos e atendimento a auditorias. Na Agência Máquina Cohn Wolfe atuou como Assistente Administrativa alocada com dedicação integral no cliente EMBRATUR. Atuou profissionalmente nas cidades de Brasília e São Paulo. Pós-graduada em Finanças e Controladoria pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC e Turismóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

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Rita de Cássia Almeida é Assistente Administrativa do IDIS. Técnica em contabilidade e com formação em Gestão Financeira pela Uniban de São Bernardo do Campo, trabalhou como assistente contábil na Veneziani Auditores Independentes por 9 anos. Iniciou sua trajetória no Terceiro Setor atuando como assistente administrativa do IDIS entre 2005 a 2009 e, posteriormente no cargo de analista administrativa no Instituto Rukha.

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Ruth Goldberg é consultora-associada do IDIS. Formada em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Publica pela USP e gestão de organizações sem fins lucrativos pela FGV- SP. Com MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA. Atuou junto a governos, empresas, associações, fundações e institutos sempre na área de cidadania e desenvolvimento social. Participa de conselhos de entidades e como membro do IBGC. Tem experiência em gestão de projetos e entidades e visão para elaboração de planejamento estratégico e modelo de governança. Atuou em iniciativas de desenvolvimento de liderança, de mobilização de jovens e com inovação social.


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Sophia Góes é analista de projetos do IDIS. Antes, atuou como gestora de projetos de voluntariado na Base Colaborativa, e como gerente de relacionamentos no Instituto Phi, onde assessorava investidores sociais em sua filantropia, orientando a escolha de organizações apoiadas e monitorando o impacto das doações. Psicóloga formada pela PUC-SP, atuou também como psicoterapeuta. É mestranda em Gestão para a Competitividade, na linha de Sustentabilidade, pela FGV, e pós graduada em Gestão em Inovação Social, pelo Instituto Amani. Atuou como voluntária do Instituto Fazendo História e da Associação Saúde Criança.

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Conselho Deliberativo

Presidente

Luiz Sorge é graduado em Engenharia com Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Programa de Educação Continuada em Cenários Econômicos pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com 20 anos de experiência na Indústria de Asset Management, ele se juntou ao grupo BNP Paribas em 2001, onde atualmente ocupa o cargo de CEO da BNP Paribas Asset Management Brasil. Anteriormente trabalhou nos Bancos HSBC e CCF. Ele é Vice-Presidente da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Presidente do Conselho do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Membro do Conselho do BancoEstado S.A. Administradora General de Fondos (BEAGF) – Chile. Adicionalmente Luiz Sorge detém a Certificação CFP®.

Vice-presidente

Walter Piacsek é graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e possui MBA pela Harvard Business School. Foi sócio e presidente no Brasil da consultoria empresarial The Boston Consulting Group. Também foi vice-presidente executivo do Banco Votorantim e trabalhou por vários anos em corporate banking no Citibank. Atualmente é sócio responsável pelas operações do fundo de private equity Apax Partners na América Latina. Ele é membro do Conselho de Administração do Instituto Ayrton Senna, do CREN e é associado ao YPO (Young Presidents Organization).

Conselheiro

Alex Pinheiro é Diretor Executivo de Tecnologia Educacional e Transformação Digital da Somos Educação. Ele também é co-fundador e CEO da EDUMOBI —criadora da plataforma educacional PLURALL. Foi co-fundador e diretor da Motrix Mobile e sócio-diretor da HANDS MOBILE S.A. Recebeu o 20º Global Mobile Awards - Melhor Inovação para Educação e Aprendizagem da GSMA. Alex estudou Engenharia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É voluntário em algumas organizações no Rio de Janeiro voltadas para a saúde mental da infância e adolescência.

Conselheiro

Hélio Nogueira da Cruz é professor titular sênior do Departamento de Economia da FEA-USP, onde obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente, sendo o pós-doutorado pela Universidade de Yale (EUA). Foi vice-reitor da Universidade de São Paulo e é membro do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Fundação para o Vestibular da USP (Fuvest) e da Fundação Zerbini, bem como do Conselho Fiscal da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e da Fundação Instituto Butantan.

Conselheira

Luciana Tornovsky é bacharel em Direito pela PUC-SP, com mestrado em Direito pela Harvard Law School e ITP-International Tax Program pela Harvard University. Trabalhou no escritório Gibson, Dunn & Crutcher. É diretora do Closely Held and Growing Business Enterprise Committee da International Bar Association (IBA). É vice-presidente da Harvard Law School Association of Brazil e membro do Executive Committee da Harvard Law School Association. Participa da Harvard Business School Angels of Brazil e é Co-Chair no Brasil da Harvard Women Alliance. Head da área de Responsabilidade Social Corporativa do Demarest Advogados, que engloba os grupos de Responsabilidade Social, Diversidade e Pro Bono. Membro do “Lawyers Council for Civil and Economic Rights in the Americas”, uma iniciativa do Cyrus R. Vance Center for International Justice, ligado ao New York City Bar.

Conselheiro

Luciano Antonio Prates Junqueira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Filosofia - Studium Generale Santo Alberto Magno (1962), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor- NEATS/PUCSP, foi Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUCSP; foi professor Assistente Doutor da Universidade Católica de Santos ate 2012.Coordena núcleos de estudos e pesquisa em políticas públicas e terceiro setor nas universidades que participa, realizando cursos de formação e pesquisas na área de políticas sociais e terceiro setor. Tem experiência de consultoria e pesquisa na área de Administração da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão social, políticas públicas, em especial de saúde, terceiro setor, administração e organização pública, descentralização, intersetorialidade e recursos humanos. Participa como autor de artigos nas principais revistas científicas da área de administração (Qualis A) e como parecerista das mesmas. Participa de conselhos editoriais de revistas especializadas e, como consultor, de organismos nacionais e internacionais da área de saúde. Coordenou a Incubadora Social da UNISANTOS até 2012.

Conselheiro

Marcel Fukayama é um empreendedor de impacto, sobrevivente de um câncer e construtor de catedrais. Ele esteve envolvido em diferentes iniciativas na nova economia. Co-fundador da Din4mo com objetivos de capacitar empreendedores que resolvem problemas sociais e desenvolver estruturas inovadoras que direcionam capital para famílias de baixa renda e empresas sociais. Co-fundador do Sistema B Brasil para fortalecer a comunidade B Corp e redefinir o sucesso nos negócios. Atualmente, ele é o diretor executivo do Sistema B Internacional. Mestre em Administração, MBA e Mestre em Administração Pública pela London School of Economics. Ele está comprometido em trabalhar com a sociedade social e os formuladores de políticas e inspirar inovação e novas políticas públicas. Ele coordenou a Campanha da Presidência do Brasil de Marina Silva e Eduardo Jorge (REDE / PV) em 2018. Anteriormente, foi pioneiro ao criar um dos primeiros cibercafés do Brasil aos 17 anos de idade e atuou como CEO da CDI Global, trabalhando com um rede em 15 países para usar a tecnologia para mudança social.

Conselheiro

Marcos Kisil é fundador, membro do Conselho, e analista sênior do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International, Instituto MacDonald, Fundação IDEAH, e do Museu Judaico de São Paulo. Foi fundador e presidente do Conselho do GIFE- Grupo de Instituto, Fundações e Empresas, e fundador e membro do Conselho do WINGS –Worldwide Inititative in Grantmaking Support. Foi Diretor Superintendente do Instituto WCF/Brasil e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e da Beltsmann, e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor de livros, ente os quais “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”; e de muitos artigos em publicações nacionais e internacionais sobre filantropia e investimento social.

Conselheiro

Raul Cruz Lima é Diretor da RCL Comunicação, que dá consultoria em comunicação e marketing. Trabalha em campanhas políticas. Faz parte dos Conselhos Deliberativos do IDIS e do Instituto Vladimir Herzog. Foi jornalista (Veja, Estadão) e também publicitário (Salles, Lintas, JWT, Denison). Sempre trabalhou para grandes empresas, nacionais e internacionais. Foi redator, Diretor de Criação, Vice-Presidente, e depois sócio e Presidente da Denison Propaganda (vendida para a WPP). Acumulou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais. Foi Presidente do Clube de Criação de São Paulo. Fez campanhas políticas (Montoro Governador SP- 1982, Presidencialismo- no Plebiscito 1993, Alckmin Prefeito SP- 2008, Beto Richa Governador PR- 2014). Trabalhou para o terceiro setor, criando campanhas como Juréia (SP, em 1988), Declaração dos Direitos das Futuras Gerações (para Jacques Cousteau, nos 50 anos da ONU, em 1995) e, mais recentemente, Floresta faz a Diferença (contra o Código Florestal Brasileiro, para mais de 50 entidades da Sociedade Civil).

Conselho Fiscal

Presidente

Priscila Pasqualin é especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos presta assessoria jurídica tributária, societária, contratual e regulatória a organizações sem fins lucrativos. Presta também consultoria legal a empresas e famílias que queiram investir no Terceiro Setor ou em Negócios Sociais. É sócia de PLKC Advogados, responsável pela nova área de Filantropia, Terceiro Setor e Responsabilidade Socioambiental. É Diretora Executiva e uma das fundadoras do Instituto Spiralis. É Diretora Jurídica e de Relacionamento com o Terceiro Setor do Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR. Atuou em grandes escritórios de advocacia empresarial no Brasil (Carvalho de Freitas e Ferreira e Demarest Almeida Advogados), foi sócia titular de escritório de advocacia em São Paulo, Pasqualin Advogados, que dirigiu junto com o sócio senior, especialmente nas áreas tributária, societária, de contratos e terceiro setor.

Conselheiro

Fernando Shayer é sócio fundador e CEO da Camino Education. Foi Presidente do Conselho de Administração e CEO da Somos Educação, maior empresa de ensino básico Brasil, atendendo mais de 33 milhões de estudantes com seus produtos e soluções. Ele também atuou como vice-presidente da unidade de negócios de Soluções Educacionais, vice-presidente de Relações Escolares e lecionou inglês no Curso Anglo e no Projeto Somos Educadores, criado para oferecer a jovens carentes preparação de qualidade para o vestibular. É membro do Conselho de Administração da Associação Nova Escola, trabalhando em colaboração com a Fundação Lemann para apoiar os milhões de professores atendidos pela organização. Antes de fundar e liderar a Camino, Fernando foi sócio-gerente da Tarpon Investimentos, sócio da Machado, Meyer, Sendacz e Opice Law Offices e atuou como advogado internacional da Skadden Arps, em Nova York.

Conselheira

Maria José De Mula Cury é sócia da PriceWaterhouseCoopers. É graduada em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica se São Paulo (PUC-SP) e formada no Programa Internacional de Governança Corporativa e Mercado de Capitais para Executivas – BI International. Possui 28 anos de experiência em auditoria externa e consultoria no mercado financeiro brasileiro, envolvendo as revisões das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, bem como normas internacionais como o U.S. Generally Accepted Accounting Principles (US GAAP) e o International Financial Reporting Standards (IFRS). Responsável por diversos trabalhos de revisão de controles internos, processos de governança corporativa, revisão e reestruturação de processos de controles internos e trabalhos de due diligence. Faz parte do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças (IBEF) e é membro da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI).