Capacitação gratuita em Inteligência Artificial para ONGs começa com webinar no dia 22 de outubro

28 de agosto de 2025

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, com suporte do Google.org e apoio técnico do Canal SabIAr lança o IA.3 – Inteligência Artificial para o Terceiro Setor, programa gratuito que capacitará organizações sociais em todo o Brasil no uso estratégico e ético da inteligência artificial.

A primeira atividade da jornada será o webinar formativo, no dia 22 de outubro, das 9h30 às 12h, aberto a todas as ONGs interessadas. O encontro apresentará conceitos básicos da tecnologia, ferramentas úteis e exemplos práticos de aplicação no Terceiro Setor, tornando o conteúdo acessível e aplicável no dia a dia das organizações. A participação é gratuita e ilimitada por organização, mediante inscrição.

Clique aqui para se inscrever!

Além do webinar, o IA.3 contará com outras etapas ao longo dos três anos de duração do programa:

  • Capacitação intensiva: capacitação com 30 horas, ao longo de 4 meses, combinando aulas online ao vivo, conteúdos assíncronos e atividades práticas. A primeira turma com início em 2026, a segunda em 2027. Entre os meses de outubro e novembro haverá uma chamada pública que selecionará 250 organizações.
  • Encontro presencial e mentorias: representantes das 30 organizações com melhor aproveitamento de cada turma de capacitação intensiva, participarão de um encontro presencial de dois dias, em São Paulo, com todas as despesas pagas, para aprofundamento do uso de IA em suas causas, construção de soluções concretas, troca de experiências e fortalecimento de redes de colaboração. Ele está previsto para acontecer no segundo semestre do ano da formação. Também serão oferecidas seis meses de mentorias individualizadas, contribuindo para que as organizações superem desafios de implementação.

 

Além disso, visando acompanhar a diversidade de aplicações e a contribuição do uso de novas tecnologias para organizações do Terceiro Setor, o projeto adotará uma metodologia robusta de avaliação experimental, comparando as organizações participantes da formação com organizações não participantes, que irão receber a formação em um segundo momento.

A avaliação permitirá  a produção de um estudo inédito com exemplos práticos do impacto do uso da IA, com dados quantitativos e qualitativos, a ser lançado em evento com lideranças e especialistas ao final do programa.