Fundo Emergencial para a Saude bate meta de 40 milhões e beneficia 41 organizações

13 de agosto de 2020

O Fundo Emergencial para a Saude – Coronavírus Brasil foi criado pelo IDIS, BSocial e Movimento Bem Maior em meados de março e, em cinco meses, atingiu a meta proposta de captar 40 milhões de reais para ajudar no combate ao COVID-19. A ação, que começou beneficiando hospitais filantrópicos de São Paulo, ganhou força,  se estendeu para outros 14 estados e distribuiu recursos a um total de 41 organizações, sendo 39 hospitais, 1 centro de pesquisa (Fiocruz) e uma organização social (Comunitas).

“O sucesso do fundo, levando recursos para ajudar milhares de pessoas mostra a força da filantropia e a generosidade do brasileiro, que certamente está aprendendo que transformar é possível”, diz Maria Eugênia Duva, cofundadora da BSocial.

A forma como a pandemia se espalhou mostrou a importância de levar os recursos para estados em situação mais vulnerável, como Pernambuco, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais entre outros. Em Manaus, onde a mortalidade foi elevada, quase 1 milhão de reais foram encaminhados para a Associação Brasileira de Enfermagem (AM). Treze Santas Casas de várias partes do país também receberam recursos para enfrentar batalha contra o novo coronavírus.

“Este foi um movimento que engajou além de empresas e grandes filantropos, a sociedade como um todo. É uma união inédita em torno da saúde pública”, explica a presidente do IDIS, Paula Fabiani.

O Fundo reuniu um total de mais de 10 mil doadores, entre empresas de todos os tamanhos e área de atuação, pessoas físicas, organizações e plataformas e famílias voltadas à filantropia.

Até 20 de agosto, as doações do Fundo haviam se transformado em mais de 1 milhão de EPIs (equipamentos de proteção individual), cerca de 10 mil medicamentos e em 630 equipamentos hospitalares.

Carola Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior, conta que “como fomos um dos primeiros auxílios a chegar, os gestores dos hospitais nos diziam que o Fundo não estava trazendo só recursos financeiros, mas também uma nova esperança porque eles percebiam que contavam com o apoio da sociedade”.

Agradecimento 

O Hospital São Paulo, um dos beneficiários do Fundo Emergencial, e que recebeu uma doação de R$ 1,9 milhão, realizou em julho uma homenagem especial aos instituidores do Fundo. Em uma live com participação do Superintendente do Hospital, José Roberto Ferraro, e da Reitora da Unifesp, Soraya Smaili. Contaram que esta doação foi a primeira a chegar, quando eles estavam desesperados, sabendo que a situação ia ser muito crítica e os equipamentos do hospital não estavam em condições de atender à demanda. Disseram que este gesto não significou somente um repasse de dinheiro. Ele deu confiança para eles, mostrando que não estavam sozinhos. Veja aqui o vídeo que elaboraram com a prestação de contas.

 

Para acompanhar as novidades, siga o Instagram da campanha e doe no www.abraceasaude.com.br

O Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil é uma iniciativa do IDIS, Movimento Bem Maior, BSocial e tem o apoio de diversas empresas e entidades da sociedade civil.

Assessorias de Imprensa:

IDIS – Ana Moretto (4 Press)/ anamoretto@4pressnews.com.br / (11) 97300-8584

Bem Maior -Sheila Brasil/comunicacao@centraldeinovacao.com.br/(11) 99333-0528

BSocial – Viviane Pereira / vpimprensa@gmail.com / (11) 97667-1933