IDIS participa do Festival Blast U

‘Como empresas podem contribuir para fortalecer a cultura de doação no Brasil’ foi o tema da mesa da qual Paula Fabiani, diretora presidente do IDIS, participou no Festival BlastU, no dia 14 de agosto. Ao lado de Rodrigo Pipponzi, diretor executivo da Editora Mol, e Rafael Marques, supervisor de responsabilidade social da Globo e coordenador do programa Criança Esperança, debateu os desafios desta jornada.

Rafael Marques, que moderou a conversa, destacou que o Brasil ocupa a posição 122 no World Giving Index (Índice Global de Solidariedade).

Paula compartilhou a experiência do IDIS no apoio técnico às empresas para investimento social e apresentou a campanha Descubra Sua Causa, a resposta do IDIS para fomentar a #CulturaDeDoação no Brasil. Trata-se de um teste que estimula a reflexão a respeito de causas e que depois indica organizações que atuam com aquele propósito e podem receber doações. Qualquer pessoas pode fazer o quiz, e empresas podem desenvolver versões em ambientes fechados para descobrir o que move seus colaboradores e apoiar, junto com eles, as causas que fazem sentido para todos.

Rodrigo Pipponzi, da Editora Mol, compartilhou os 12 anos de experiência no Terceiro Setor e apresentou o modelo de microdoação, no qual se baseia sua atividade.

Entre as recomendações para as empresas, destacaram a escolha de causas conectadas aos negócios e o engajamento de todas as pessoas da companhia.

Leia também:   #ForumIDIS: Avaliação de Impacto e a construção da Confiança

A transparência em relação ao destino e ao impacto gerado pelas doações foi o ponto crucial apresentado para aumentar a confiança das pessoas que desejam doar. As novas gerações são mais exigentes e as empresas e as OSCs precisam se adaptar.

Fomentar um ambiente regulatório favorável e oferecer melhores incentivos fiscais que facilitem a jornada filantrópica foram algumas das sugestões apresentadas para engajar também grandes doadores.

Ao longo de dois dias, o Blast U reuniu líderes de Inovação, Empreendedorismo, Impacto e Criatividade no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.