Livro Apresenta Casos Reais Para Discutir Capacidade Transformadora da Filantropia

8 de junho de 2014

O livro “Change Philanthropy”, da consultora americana Alicia Epstein Korten, aborda a experiência de dez organizações que desenvolveram estratégias de filantropia eficazes em suas respectivas áreas de atuação.

resenha_change-philanthropy-alicia

Em seu livro, a presidente da consultoria filantrópica ReNual discute como algumas das principais organizações americanas têm alcançado impactos importantes no que se refere à equidade.

Especialista no uso de ferramentas de comunicação, Alicia Korten discorre sobre experiências com foco em melhoria de renda, incremento do orçamento de escolas públicas, desenvolvimento do investimento social, auxílio a organizações de imigrantes e de mulheres, em linguagem direta, franca e não acadêmica. O objetivo do discurso sem rodeios é facilitar o entendimento para iniciantes no setor e também estabelecer vínculos com o leitor. Nada mais natural, visto que o discurso engajado de Alicia funciona mesmo como uma espécie de chamado à ação.

No livro, a autora defende que os ativistas sociais devem ajudar os cidadãos a “transformar sistemas, instituições e culturas para garantir a todos a plena participação social, econômica, espiritual e política na vida de seus países”.

As organizações cujas histórias inspiraram Alicia Korten são o Needmor Fund, Open Society Institute, Global Fund for Women, Gulf Coast Fund for Community Renewal and Ecological Health, e as fundações Ford, Discount, Schott, Liberty Hill, Charles Stewart Mott e Jacobs.

Para mais detalhes sobre o livro “Change Philanthropy: Candid stories of foundations maximizing results through social justice”, clique aqui.

A obra, ainda não traduzida para o português, está disponível em formato tradicional (papel) e também em E-Book.

Caso queira adquirir o livro diretamente da editora, clique aqui.