Livro Apresenta Ferramentas Inovadoras de Arrecadação de Fundos

14 de maio de 2008

A Global Exchange for Social Investment (GEXSI), em parceria com a Association of Charity Lotteries in the European Union (ACLEU), reeditaram, em 2008, o livro “Financing Future – innovative funding models at work” (“Financiando o Futuro – modelos inovadores de financiamento”, em tradução livre).

Organizado por Maritta Koch-Weserg, CEO da GEXSI, e Tatiana van Lier, diretora executiva da ACLEU, o livro traz depoimentos de investidores sociais, CEOs e diretores de empresas, que desenvolveram formas criativas de arrecadar recursos para causas sociais. Entre os exemplos citados estão a doação por meio de loterias, cartões de créditos e via SMS.

Um caso mencionado é o da holandesa Repay International. A empresa, em parceria com a Visa, criou um cartão de crédito que compensa as emissões de gás carbônico das compras de seus usuários. O dinheiro obtido é revertido para projetos de reflorestamento e de energias renováveis.

Outra experiência de destaque é a da organização sem fins lucrativos Kiva, que é uma plataforma americana de Internet. A organização promove empréstimos entre indivíduos de países desenvolvidos para pequenos empreendedores de nações em desenvolvimento.

A primeira edição do livro foi lançada em 2007. Mais informações estão disponíveis no site do ACLEU. Para comprar o livro, é necessário enviar um pedido ao e-mail info@acleu.eu