Oportunidade para Diretor Executivo em Instituto familiar no Rio de Janeiro

O IDIS está apoiando um de seus parceiros a encontrar um profissional para compor sua equipe. Trata-se de um Instituto familiar com foco em educação básica e assistência a público em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação tem como base o fortalecimento de organizações (grantmaking), agindo como financiador de projetos e programas já existentes e promovendo a ampliação de seu alcance.

A organização, localizada na cidade do Rio de Janeiro, está em busca de um Diretor Executivo que se dedique integralmente à gestão do Instituto e seu aperfeiçoamento institucional, e cujas funções incluem: representação institucional, suporte técnico à seleção de organizações para apoio, monitoramento, entre outras responsabilidades administrativas.

O IDIS será responsável pela condução do processo de seleção e pela escolha dos três candidatos finalistas, sendo a decisão final uma escolha da organização contratante. O nome do Instituto será revelado aos candidatos selecionados durante a entrevista.

Objetivos

O candidato será responsável pela gestão do Instituto e interlocução com seu Conselho. Além disso, responderá pela estratégia, seleção, monitoramento e avaliação dos projetos, programas e organizações apoiados, garantindo o cumprimento do escopo acordado e auxiliando-os em seu desenvolvimento.

Deverá, ainda, participar das discussões internas e externas a respeito das decisões estratégicas do Instituto, contribuindo para seu desenvolvimento dentro do setor, apoiando os relacionamentos institucionais e consolidando parcerias.

Principais atribuições e responsabilidades

  • Executar o plano de ação para criação e crescimento do Instituto
  • Elaborar o planejamento estratégico anual para aprovação pelo Conselho
  • Estudar e compreender a estratégia de atuação dos projetos e organizações atualmente apoiados pelo Instituto
  • Apoiar o processo de validação e seleção de novas potenciais organizações a serem apoiadas pelo Instituto
  • Elaborar editais e gerir o processo seletivo de organizações
  • Criar e manter os processos internos de prestação de contas, monitoramento e avaliação de impacto dos projetos apoiados, alertando para desvios ou riscos não previstos e mensurando a efetividade dos projetos apoiados para o alcance dos objetivos estratégicos do Instituto
  • Contratação de serviços técnicos especializados (consultorias, pareceres, etc.)
  • Participar de reuniões periódicas da equipe, direção e estrutura de governança do Instituto com o objetivo de manter o alinhamento com seu planejamento estratégico e missão, realizando a prestação de contas ante seu Conselho
  • Promover o desenvolvimento, aprendizagem e compartilhamento de conhecimento técnico na sua área de atuação com a equipe do Instituto para aprimorar a performance individual e coletiva do time
  • Gestão cotidiana do Instituto e de seu staff técnico
  • Representar o Instituto em eventos e reuniões, sempre que necessário
  • Zelar pela ética e valores institucionais
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Requisitos

Instrução e Experiência

  • Formação superior completa
  • Mais de 10 anos de experiência profissional e no mínimo 3 anos na área de Investimento Social
  • Experiência com relacionamento institucional e interlocução com organizações da sociedade civil, empresários e governo

Conhecimentos específicos

  • Conhecimento de estratégias de investimento social privado, preferencialmente com foco em Educação e Assistência Social à população em situação de vulnerabilidade
  • Habilidades comportamentais para conduzir o relacionamento com o Conselho do Instituto, bem como com as organizações apoiadas financeiramente, parceiros e outros financiadores do setor
  • Conhecimento em Monitoramento e Avaliação de Impacto de projetos e programas sociais
  • Informática em nível avançado
  • Inglês fluente
  • Disponibilidade para viagens e visitas de campo a projetos sociais

Competências:

  • Iniciativa, capacidade de execução e solução de problemas, liderança, planejamento, organização, empreendedorismo, foco em resultados, relacionamento interpessoal e habilidade de gestão de pessoas e recursos

Orientações para participação no processo seletivo:

  • Enviar um e-mail com o título “Oportunidade de contratação em Parceiro do IDIS (Dir.Executivo)”
  • Anexar seu CV
  • Incluir as seguintes informações no corpo do e-mail: disponibilidade para início e para trabalho no Rio de Janeiro, pretensão salarial e a justificativa sobre seu interesse nesta oportunidade
  • Endereço para envio: fgroba@idis.org.br
  • Data limite: 06/03/2020