Organizações do Transformando Territórios participam de intercâmbio em Paraty

2 de julho de 2026

Entre os dias 22 e 26 de junho, o ICP – Instituto Comunitário Paraty recebeu três das 14 FICs – Fundações e Institutos Comunitários que compõe o Programa Transformando Territórios do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) que possibilitou o intercâmbio, que foi pura potência, profundidade e acolhida mútua. 

Entre as participantes, estiveram a Fundação Gerações que atua desde 2008 em todo estado do Rio Grande do Sul representada por Ana Lucia Suárez, Diretora de Programas e Karine Ruy, Diretora Executiva; a Associação Nossa Cidade que atua na região Metropolitana de Belo Horizonte/MG desde 2014, representada por Marlúcia Baesse, Líder Comunitária e Mariana Barros, membra da Associação; e a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos que atua na cidade de Valinhos/SP desde 2013 e esteve representada por Eliane Macari, Presidente do Fórum.

Representantes das FICs em conversa (Créditos: Diana Seelaender)

Foram dias com troca de conhecimentos, em que puderam aprofundar sobre os trabalhos de ação territorial e apoio para o fortalecimento comunitário, além de desafios compartilhados pelo mesmo modelo de organização, as chamadas FICs (Fundaçõs e Institutos Comunitários) dentro do terceiro setor. Alguns temas estiveram presentes como diagnóstico e escuta ativa, captação de recursos, fundos emergenciais e preventivos para mudanças climáticas, entre outros. Segundo o ICP, “um verdadeiro terreno fértil com muitas sinergias e a possibilidade de amplificação das ações realizadas pelo ICP”. 

Além dos momentos de diálogo entre as instituições, também ocorreu visitas e trocas com a Cooperativa dos Produtores Rurais do Pacová, com alunos da Escola da Barra Grande envolvidos com o Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas – uma parceria entre o ICP e o Departamento de Educação Ambiental da Sec. Municipal de educação), e uma incrível visita ao Saco do Mamanguá.

Visita em Cooperativa (Créditos: Diana Seelaender)

Sobre o Transformando Territórios

A iniciativa é do Programa Transformando Territórios, e conta com apoio do Movimento Bem Maior e da Fundação FEAC, auxiliando no fortalecimento das Fundações e Institutos Comunitários (FICs) participantes e as organizações que fazem a mudança social acontecer nos territórios.