Programa Transformando Territórios é destaque na Rádio Guaíba

14 de julho de 2023

Felipe Insunza Groba e Whilla Castelhano, ambos Gerentes de Projetos do IDIS, foram a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para dar suporte na formatação do fundo Porto de Todos – o primeiro comunitário no Estado, gerido pela organização Fundação Gerações. A visita foi destaque na rádio Guaíba que destacou a criação de fundo comunitário para investimento no território.

A Fundação faz parte do programa Transformando Territórios em que participam cerca de 15 instituições de dez estados brasileiros. O objetivo da iniciativa é fomentar a criação de instituições e fundações comunitárias, aproximando o investimento social de demandas locais.

Confira a reportagem completa aqui.

Sobre FUNDAÇÕES E INSTITUTOS COMUNITÁRIOS

Fundações e Institutos Comunitários (FICs) são associações que atuam em prol do desenvolvimento comunitário de um território geográfico delimitado, seja este um bairro, cidade ou região, com visão de longo prazo e buscando o impacto social positivo para o desenvolvimento da região. Estas são protagonistas da interlocução entre organizações e iniciativas sociais com os doadores, sociedade civil e poder público, promovendo transparência e engajamento.

Estas organizações atuam como grantmakers, ou seja, não implementam projetos – financiam projetos e iniciativas sociais de outras organizações em múltiplas causas para endereçar as demandas e prioridades da região. Além disto, FICs fortalecem o terceiro setor da região com capacitações e apoio técnico, investem na produção de conhecimento e fomentam a cultura de doação no território onde atuam.

SOBRE O PROGRAMA TRANSFORMANDO TERRITÓRIOS

O Programa Transformando Territórios é uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – com a Charles Stewart Mott Foundation para fomentar a criação e fortalecimento de Institutos e Fundações Comunitárias no Brasil.