A segunda edição do #diadedoar, movimento que busca fortalecer a cultura de doação no Brasil, mobilizou ao menos 400 organizações da sociedade civil, que adotaram o logotipo da causa e prepararam ações especiais em torno da campanha. A #diadedoar foi usada em 3 mil posts no Twitter, incluindo textos de esportistas e artistas famosos.
“Foi um sucesso muito maior do que o esperado”, diz Joana Mortari, diretora da Associação Acorde e um dos membros da rede Movimento por uma Cultura de Doação, articuladora do projeto. O apoio pode ter sido ainda maior, pois muitas entidades divulgaram a ideia sem pedir o símbolo da iniciativa. “Um monte de gente aderiu mesmo sem estar não cadastrada”, afirma Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar e também participante da rede.
Estraviz também destaca “a impressionante bola de neve que são as redes sociais” na divulgação. No dia propriamente dito, 2 de dezembro, a hashtag oficial (#diadedoar) esteve no Twitter de personalidades como o jogador Paulo Henrique Ganso, o jornalista Rodrigo Boccardi e o apresentador Luciano Huck (um dos brasileiros com maior número de seguidores nessa rede social). O impulso das celebridades foi fundamental para que as 3 mil menções chegassem a cerca de 19 milhões de pessoas (soma de todos os seguidores dos perfis que citaram a hashtag).
Joana destaca também o espaço que a mídia deu para a campanha. “A Editora Abril noticiou ativamente a mobilização, com reportagens nos sites Planeta Sustentável e Superinteressante, e também nos cedeu uma página na revista Veja para divulgarmos o #diadedoar”, afirma.
O IDIS também se engajou no movimento e se juntou ao escritório Demarest Advogados para apresentar o #diadedoar a seus parceiros e convidá-los a participarem da mobilização e a criarem campanhas.
Para isso, o IDIS e o Demarest Advogados criaram um material de divulgação, explicando o que é o #diadedoar e dando dicas de como organizar ações para o movimento. O escritório de advocacia também acrescentou ao material uma lista de entidades da sociedade civil que ajuda, para dar sugestões aos parceiros de projetos a serem apoiados.
Já no próprio 2 de dezembro, o IDIS foi para as ruas distribuir 5 mil fitinhas e folhetos feitos para divulgar o #diadedoar. As fotos desse dia você pode ver aqui.
Atuação global
Pela primeira vez, o #diadedoar foi feito no mesmo dia e como parte do #GivingTuesday, uma mobilização global que ocorre em cerca de 20 países. A ação começou nos Estados Unidos, há três anos, em reação à queda nas doações por causa da crise econômica de 2008.
A ideia foi criar uma ação em torno da solidariedade numa data estrategicamente escolhida: sempre na terça-feira seguinte a um dos eventos nos quais os norte-americanos mais consomem: a Black Friday, quando centenas de lojas fazem grandes ofertas para abrir espaço no estoque para os produtos de Natal.
A ponte com o projeto internacional foi feita pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). “Nós preenchemos um formulário dizendo que queríamos participar, mas, na verdade, não há uma centralização no #GivingTuesday. Fora a identidade visual parecida que todos devem adotar, cada organização tem liberdade para criar suas iniciativas”, diz o presidente da ABCR, João Paulo Vergueiro, também gerente de projetos do IDIS.
Para se ter uma ideia da importância que o #GivingTuesday alcançou em 2014, a campanha foi citada tanto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quanto pelo primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. “Aqui no Brasil, tentamos a Dilma Rousseff, mas não foi possível”, lamenta Vergueiro.
Mal colheram os resultados de 2014, os organizadores do #diadedoar já estão começando a se preparar para o próximo ano. Como afirma Estraviz, é preciso ter mais tempo para planejar e mobilizar instituições e pessoas.
“Precisamos avançar na divulgação com empresas, pois, fora a Abril, não conseguimos muitos contatos por falta de tempo”, afirma ele, já indicando um dos focos de 2015, quando a mobilização ocorrerá em 1º de dezembro.
Se você se interessou e já quiser planejar para o ano que vem, acesse o guia desenvolvido pelo IDIS e pelo Demarest com o passo a passo e veja as diferentes iniciativas cadastradas no site do #diadedoar.