4º edital Educação com Cidadania, do Instituto Chamex, selecionará projetos em âmbito nacional com apoio de até R$ 35 mil

8 de abril de 2024

Organizações de todo o país terão até o dia 12 de maio para inscrever iniciativas com foco na promoção de soluções voltadas para a Educação

 

O Instituto Chamex, braço de investimento social privado da Sylvamo desde 2008, com apoio do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, lança a 4ª edição do edital Educação com Cidadania. O objetivo é incentivar, por meio da educação, o uso da criatividade como fonte de soluções transformadoras para o mundo e para a sociedade. Serão selecionadas cinco organizações com projetos voltados à educação. As inscrições estarão abertas de 8 de abril até o dia 12 de maio de 2024 para enviar a documentação necessária pelo formulário disponível no site do Instituto Chamex.

Saiba mais e inscreva o seu projeto!

O processo de seleção é aberto a instituições de todo o país e as entidades contempladas receberão até R$ 35 mil para a implementação e execução dos projetos, que devem ser concluídos em oito meses. O início das atividades está previsto para setembro de 2024.

Por acreditar no papel transformador da Educação, o Instituto Chamex quer chegar em todos os cantos do Brasil por meio do apoio a projetos focados na solução dos desafios do sistema educacional, aliando criatividade e inovação nas formas de ensinar, aprender, empreender e educar.

O recurso deve ser utilizado para implementar no território nacional projetos que trabalhem com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – Educação de qualidade e respectivas submetas, com ações que possam:

  • Defender a infância como o período para estimular a criatividade
  • Permitir um novo futuro para os jovens no campo da economia criativa

Será considerado um diferencial propostas com metodologias replicáveis por outras organizações em outras regiões do país. Além disso, será dado destaque para os projetos que estejam nos municípios Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Luiz Antonio (SP), São Simão (SP), Guatapará (SP), Três Lagoas (MS), Brotas (SP), Poços de Caldas (MG), Ipuíuna (MG), Itapira (SP), Araraquara (SP), Santa Rosa de Viterbo (SP), Caldas (MG), Aguaí (SP), também serão priorizadas em situações de empate.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até 12 de maio no preenchimento documentação necessária e enviada pelo formulário, disponível no site do Instituto Chamex.

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail: editalchamex@idisconsultoria.org.br

Resultados

Ao longo da história de investimento social em projetos educacionais, muitas vidas foram impactadas positivamente pelos editais. Na última edição, em 2023, os projetos apoiados acumularam 389 beneficiários, 31 de cursos, palestras e treinamentos realizados e 22 parcerias foram estabelecidas graças ao apoio do edital Educação com Cidadania.


Histórias

A organização Sementes do Vale, que atua no Sertão de Minas Gerais, nas regiões do Norte do estado e no Vale do Jequitinhonha, foi uma das organizações que realizaram ações com apoio do Instituto Chamex em 2023. As oficinas de robótica, aulas de literatura e apresentações contribuíram para o desenvolvimento cognitivo, criatividade e habilidades socioemocionais das crianças beneficiadas.

 

 

Sobre o Instituto Chamex

Criado em 2007, o Instituto Chamex coloca a criatividade como elemento central para a construção de uma educação mais acessível, inclusiva, equitativa e transformadora. O instituto atua em rede com diversos parceiros para incentivar o desenvolvimento de alunos, professores e agentes de educação no ensino infantil, fundamental e médio, apoiando e desenvolvendo projetos que possibilitem um novo futuro para milhares de brasileiros.

 

O Instituto Chamex faz parte da Sylvamo, produtora de papéis Chamex, Chamequinho e Chambril para impressão e escrita. Segue suas diretrizes de responsabilidade social, sustentabilidade e ética, engajando seus profissionais e apoiando as comunidades. Acredita que a criatividade e a educação podem impulsionar a mudança e acelerar soluções para transformar a vida de muitas pessoas.

 

Para mais informações, visite institutochamex.com.br.

 

Sobre o IDIS

Criada em 1999, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalhamos junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país.