1ª edição do Café IDIS: Filantropia em debate reúne representantes de empresas

5 de novembro de 2025

No dia 4 de novembro, o IDIS realizou a primeira edição do ‘Café IDIS: Filantropia em debate’, um espaço pensado para lideranças de organizações realizarem trocas e reflexões sobre como tornar o investimento social mais estratégico, aumentando recursos e a capacidade de engajamento em sua cadeia de valor.

A nova iniciativa vem do entendimento de que investimento social privado praticado por empresas é uma importante alavanca para a transformação social. Ele vem amadurecendo no Brasil, mas o pico atingido na pandemia segue sendo um ponto fora da curva. Em um cenário em que os desafios socioambientais são evidentes, é preciso continuar estimulando o crescimento do volume de recursos destinados ao investimento social, seu uso mais estratégico para enfrentar problemas estruturais.

A primeira edição reuniu cerca de 35 lideranças ao longo da manhã que contou com apresentações de estudos e pesquisas, além de debates.

Abrindo a programação, Lyana Latorre, vice-presidente da Fundação Rockefeller para a América Latina e o Caribe apresentou os resultados do estudo inédito da Rockefeller Foundation,Cinco agendas para ativar a transformação do setor filantrópico na América Latina e no Caribe, que traz uma agenda coletiva para o setor a partir da consulta com 70 lideranças da região.

O estudo conclui que as doações filantrópicas são muito menores do que em outras partes do mundo, mesmo que as necessidades continuem crescendo.

No entanto, segundo os autores, a filantropia na América Latina e no Caribe tem o potencial de mobilizar mais de US$ 5 bilhões por ano, caso seja ativado apenas 1% da riqueza privada da região – valor comparável ao total da ajuda internacional atualmente recebida.

“A América Latina e o Caribe têm um potencial filantrópico enorme, mas ainda não ativado. Precisamos de uma filantropia que vá além das soluções temporárias e trabalhe por mudanças estruturais e sustentáveis”, afirmou Lyana Latorre, vice-presidente da Fundação Rockefeller para a América Latina e o Caribe.

Seguindo com a manhã, João Morais, coordenador do BISC apresentou a pesquisa Reflexões e Tendências do ISC: Caminhos para o engajamento da alta liderança empresarial no investimento social corporativo, produzida pela Comunitas a partir de Grupos Focais com as lideranças executivas da Rede BISC.

Um dos aspectos do estudo mostra que a diferença de letramento entre o social e o negócio aparece como limitante ao Investimento Social Corporativo, seja na relação com as lideranças empresariais ou mesmo com os colaboradores das empresas de forma geral.

Nesse sentido, equipes responsáveis pelo ISC podem ter um papel na mudança da cultura corporativa para o social/sustentabilidade, uma vez que a aproximação entre social e negócio traz a necessidade de uma sensibilização e letramento destes atores para o social.

Faz parte da missão do IDIS promover e desenvolver o investimento social no país e acreditamos que espaços de trocas como esse são ricos para fomentar debates e criar vínculos entre diferentes organizações e perspectivas.