Avaliação de Impacto: Saiba quais projetos acompanharemos em 2022

28 de março de 2022

A  Avaliação de Impacto é, certamente, uma ferramenta de grande complexidade mas também muito importante e necessária para mensurar e avaliar a efetividade de projetos sociais.

Esta é uma tendência crescente entre organizações sociais, empresas e famílias que realizam projetos de impacto social, ela surge como grande aliada dos projetos sociais pois serve, não somente para validar a efetividade da ação, mas também como uma ferramenta de aprimoramento dos projetos. 

Sendo este um de nossos importantes pilares de atuação, já realizamos a avaliação de impacto para os mais diversos projetos sociais (confira na página de cases) e no ano de 2022 estaremos com as seguintes organizações:

ICE

O Instituto de Cidadania Empresarial – ICE é uma organização que tem como propósito reunir empresários e investidores em torno de inovações sociais para promover a inclusão social e a redução da pobreza no país. Em 2020, o IDIS apoiou a organização na avaliação do projeto Promoção do Ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil – veja o relatório. Neste ano, o IDIS oferecerá apoio técnico na revisão do modelo de Monitoramento e Avaliação do Programa Academia, projeto que visa o engajamento de professores e Instituições de Ensino Superior nas temáticas de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, abrangendo as áreas de pesquisa, docência e extensão e que está inserido no contexto do projeto desenvolvido em 2020.

Fundação Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen, que há mais de 40 anos investe em ações de impacto social, com foco atual em mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, também é um de nossos clientes de Monitoramento e Avaliação. A organização entrou em contato com o IDIS interessada em desenvolver um projeto para fortalecimento da cultura avaliativa da organização e para estabelecer estratégias e métodos para aprimorar o acompanhamento das iniciativas atuais de seu portfólio de projetos e programas sociais.

Instituto Sicoob

O Instituto Sicoob tem o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. A organização desempenha programas e projetos dentro de três eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável. Interessados em incluir a temática de Avaliação de Impacto Social no processo formativo de 2022 para as PDEs – Pessoas de Desenvolvimento Estratégico que atuam representando as iniciativas do Instituto Sicoob nas Cooperativas Centrais, a organização buscou o apoio técnico do IDIS para conduzir oficinas de aprendizagem sobre processos avaliativos de programas sociais.

 

O IDIS tem se posicionado como uma referência na área. No ano passado oferecemos o curso Avaliação de Impacto e SROI e também realizamos um evento aberto sobre como avaliar e monetizar impactos socioambientais, com a participação de clientes da Gerando Falcões e Fundação Sicredi que passaram por este processo. Confira:

 

Leia também: Avaliar o Impacto Social é também uma estratégia de Comunicação e Captação de Recursos

 

Avaliação de Impacto SROI

Acesse mais conteúdos nesta temática produzidos pelo IDIS aqui.

Caso queira saber mais sobre Avaliação de Impacto e SROI ou queira conhecer nossos serviços, envie um e-mail para comunicacao@idis.org.br.