Compromisso 1% convoca empresas a destinarem parte de seus lucros para a filantropia

8 de agosto de 2024

Cyrela, Pantys, PwC e a RD Saúde são algumas das signatárias que já aderiram ao movimento

Iniciativa colaborativa entre IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Instituto MOL, o Compromisso 1% busca fomentar a doação de empresas para organizações da sociedade civil e causas de interesse público. Entre as empresas já confirmadas na adesão ao movimento estão Cyrela, fama re.capital, Gaia Impacto, MOL Impacto, Pantys, PwC, RD Saúde e TozziniFreire Advogados e, além de outras cinco organizações que já estão com o processo de adesão em fase avançada. 

Inspirado no Pledge 1%, movimento estadunidense que reúne mais de 15 mil signatários, o Compromisso 1% busca congregar empresas que já doam pelo menos 1% do seu lucro líquido anual e aquelas que se comprometam a alcançar o patamar de doações em até dois anos. De acordo com a publicação Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), em 2022, empresas doaram R$4,02 bilhões. O valor corresponde a cerca de ⅓ do total doado por pessoas físicas segundo a Pesquisa Doação Brasil 2022, do IDIS. No mesmo período, as doações realizadas por indivíduos chegaram ao patamar de R$12,8 bilhões.

“O objetivo do compromisso é contribuir para o avanço do investimento social privado no país e estimular a perenidade das doações como estratégia de fortalecimento da sociedade civil organizada. O terceiro setor desempenha papel fundamental na redução das desigualdades. Temos no Brasil instituições sérias que trabalham há muito tempo e de forma impactante, e financiar a atuação e o fortalecimento dessas iniciativas é o que vai garantir a transformação social no médio e longo prazo do país. E este avanço também é responsabilidade das empresas”, ressalta a CEO do IDIS, Paula Fabiani.

 

Para as signatárias, os benefícios ao se comprometer com movimento poderão ser notados em várias áreas: acesso a uma comunidade de troca e de conhecimento, visibilidade às ações realizadas e ganhos de reputação junto a públicos de interesse, além de se tornar um agente influente no mercado em que atua.

“As empresas que estão se comprometendo com o 1% estão dando um excelente exemplo para que outras sigam o mesmo caminho. Como diz Ralph Waldo Emerson: ‘Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”, comenta Aron Zylberman.

Ao mesmo tempo em que a prática recorrente e estratégica da filantropia contribui para a aceleração de transformações sociais positivas e para o fortalecimento da sociedade civil, empresas podem desenvolver melhores relações com colaboradores, fornecedores e consumidores e há potencial impacto na captação de recursos no mercado financeiro (o S do ESG fortalecido ajuda nas notas de avaliação).

Evento de lançamento do Compromisso 1%, que aconteceu em São Paulo, na sede da PwC Brasil

“Para a PwC Brasil assinar o movimento é reafirmar o nosso compromisso com a redução das desigualdades no país. Sabemos que cada empresa possui suas estratégias de direcionamento dos recursos sociais, mas o mais importante é que há uma intencionalidade nisso tudo”, diz Renato Souza, Diretor de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC Brasil.

O processo de adesão inclui a comprovação das doações realizadas e pode ser feito online no site do movimento.

 

“O Compromisso 1% é um projeto ambicioso e de

impacto, capaz de impulsionar e acelerar a forma com que empresas se comprometem com o presente e futuro da sociedade, investindo para fortalecer projetos relevantes que precisam de recursos para seguirem sua caminhada”, ressalta Rodrigo Pipponzi, cofundador do Instituto MOL.

 

Acesse o site do Compromisso 1% e saiba mais sobre o movimento. 

1% muda o mundo!