Descubra Sua Causa 2.0 desembarca no Dia de Doar, ampliada e com novos parceiros

3 de dezembro de 2019

Além de descobrir a sua causa, você pode doar na hora, de forma simples e segura, escolher um trabalho voluntário ou apenas conhecer mais sobre o tema

A campanha Descubra Sua Causa, do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, completa um ano e passa a reunir, numa mesma plataforma, outros parceiros que, juntos, irão encurtar caminhos entre o entendimento da causa, a doação ou o trabalho voluntário, e, com isso, ajudar a fomentar ainda mais a cultura de doação.

Com um teste simples, leve e fácil, a plataforma ajuda o brasileiro a se conectar às causas com as quais mais se identifica e a conhecer organizações que pode apoiar. Desde saúde, educação e meio ambiente, até promoção da inclusão e diversidade e geração de trabalho e renda. Basta responder a perguntas ligadas a temas do dia-a-dia, tais como: qual manchete de jornal te deixa mais feliz ou para qual lugar você viajaria agora.

FAÇA O TESTE AQUI.

Nessa segunda fase, o Descubra Sua Causa agora reúne IDIS, as plataformas de doação BSOCIAL e SIMBIOSE SOCIAL, esta última especializada em doações a projetos incentivados, o portal de voluntariado ATADOS e a CATRACA LIVRE, que será responsável por produzir conteúdos exclusivos sobre causas.

“Montamos o time dos sonhos e conseguimos gerar ainda mais facilidade para as pessoas conseguirem se engajar com ONGs e projetos. Com isso, damos mais um passo para o fortalecimento da cultura de doação no Brasil”, explica a presidente do IDIS, Paula Fabiani.

Ampliar a transparência e segurança foram fatores levados em consideração nesta nova etapa. Agora, todas as organizações indicadas para doação passaram por um processo de validação.

“É muito bom termos essa parceria com o IDIS e a oportunidade de participar da campanha demonstra a confiança no trabalho que desenvolvemos e comprova que nossa ferramenta está segura, rápida, transparente e leva o recurso para organizações que transformam e impactam”, explica Maria Eugênia Duva Gullo, co-fundadora da plataforma BSocial.

“A iniciativa do IDIS para o Dia de Doar e a junção deste time dos sonhos representa uma grande oportunidade de visibilidade e impacto para o setor filantrópico. Vivemos uma realidade onde a cultura de doação no Brasil ainda é muito modesta; quando olhamos especificamente para as doações de pessoa física em leis de incentivo, menos de 0,1% das pessoas que poderiam direcionar imposto para projetos sociais o fazem. Acreditamos que juntando os parceiros certos e organizações sociais sérias e de alto impacto, podemos mudar esta realidade”, comenta Mathieu Anduze, co-fundador da Simbiose Social.

Outro ponto contemplado com o Descubra Sua Causa 2.0 é o desejo das pessoas de fazer trabalho voluntário. Esse foi mais um avanço na plataforma. “Havia muita demanda por parte das pessoas e não tínhamos como fazer essa ponte e agora isso fica viável e bem mais simples”, completa Paula.

O Atados, uma das principais plataformas de voluntariado do País, conecta pessoas às oportunidades de fazer trabalho voluntário em causas sociais com as quais se identificam e têm sinergia com a campanha do IDIS. Organizações, movimentos e coletivos sociais anunciam vagas de voluntariado. Feito o teste e descobrindo a causa, a pessoa é direcionada para uma página do atados.com.br onde são apresentadas ONGs que atuam na causa escolhida e que aceitam trabalho de voluntários. Daniel Assunção, fundador do Atados, completa: “Para se engajar em uma ação voluntária é necessário identificação com a causa e o ‘Descubra sua Causa’ facilita essa conexão. Com essa parceria os voluntários conseguem identificar realmente qual ação voluntária é perfeita para cada perfil. Como na rede Atados temos mais de 400 vagas abertas, o teste facilita o caminho para se tornar um voluntário.”

Àqueles que se interessam pelo tema, mas ainda têm dúvidas sobre o que fazer, têm a oportunidade de conhecer mais sobre cultura de doação e as causas que são importantes para si, contribuindo ao informar sua rede e disseminar as notícias.

Nesse ponto, a Catraca Livre se junta ao time, tendo recentemente lançado seu novo posicionamento – Catraca Causando – que vem reforçar sua missão de empoderar as pessoas através de conteúdos e ações práticas que impactam positivamente na vida dos cidadãos. O portal produzirá matérias especiais relacionadas a causas e também compartilhará o teste com sua audiência. Isso ajudará a esclarecer dúvidas e fazer com que os internautas tenham mais informações para dar o próximo passo. “Ao unir forças com o IDIS, queremos trazer mais contexto, informação e direcionamento para as pessoas que querem causar a diferença no mundo. O quiz Descubra Sua Causa, na visão da Catraca Causando, vai ajudar a despertar o espírito solidário e ativista que existe em cada um de nós.” – afirma Marcos Dimenstein, diretor executivo da Catraca Livre.

Dia de Doar: Versão brasileira do Giving Tuesday, é um movimento global para promover a doação. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. Acontece sempre na terça-feira subsequente à Black Friday, desde 2012, e neste ano será no dia 3 de dezembro. O lançamento do Descubra Sua Causa 2.0 foi planejado para acontecer próximo à data, se apresentando como um meio fácil e prático para todos que desejam se engajar no Dia de Doar.

 

SOBRE O DESCUBRA SUA CAUSA

O ‘Descubra Sua Causa’ é uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social para fortalecer a cultura de doação. Por meio de um teste, as pessoas são estimuladas a refletirem e identificarem suas causas. A partir daí são indicados caminhos para doação e realização de trabalho voluntário, além de notícias sobre os temas de interesse. As conversas são mantidas nos perfis exclusivos da campanha no Facebook e Instagram, com a produção de conteúdos próprios. São parceiros institucionais do projeto ATADOS, BSOCIAL, CATRACA LIVRE e SIMBIOSE SOCIAL. Saiba mais em www.descubrasuacausa.net.br / www.facebook.com/descubrasuacausa/ / www.instagram.com/descubrasuacausa/