Filantropia é destaque na CNN  

18 de abril de 2022

No programa Soft Business da CNN focado em filantropia, o IDIS foi uma das principais fontes sobre investimento social privado. Paula Fabiani, CEO do IDIS, explicou os benefícios de ações sociais para empresas, trazendo exemplos e dados da atuação do IDIS nessa temática há mais de 20 anos.

A reportagem destacou o Monitor de Doações Covid-19, realizado pela ABCR durante a pandemia de Covid-19. Em 2020, as doações no Brasil alcançaram o marco recorde de 6,53 bilhões de reais e desse total, 85% das doações foram realizadas por empresas.

Para falar sobre esse engajamento das empresas, foi citado o Ranking de Doações Corporativas 2020, um levantamento realizado pelo IDIS que classifica as organizações do setor privado por doações no período, até mesmo empresas não habituadas a práticas filantrópicas se mobilizaram para ajudar na pandemia. Na reportagem foram destacadas algumas delas, como a Cogna Educação, que mobilizou 326 milhões de reais. Também foi destaque os bancos Itaú, Bradesco e do Brasil, que juntos doaram cerca de 3 bilhões de reais.

 

 

Para entender como a filantropia é encarada pelas empresas, Paula Fabiani, CEO do IDIS, explicou como a prática pode trazer resultados positivos para as empresas. Ela cita três principais benefícios e pontos de melhoria: o valor reputacional, a relação com os consumidores e a retenção de talentos, este último, devido à nova geração que se preocupa com o propósito social da empresa.

 

Paula ainda ressalta a importância de uma sociedade civil forte como garantia de um ambiente saudável para os negócios. O Brasil Giving Report 2019, revelou que 74% dos brasileiros acreditam que as empresas devem desenvolver causas e apoiar  a sociedade em que ela está inserida. Desse modo, a filantropia passa a atuar como um componente chave no “agir corretamente”.

 

Como MENSURAR resultados na filantropia?

Para responder essa pergunta, Paula destaca a importância do resultado estar voltado para a sociedade. Um dos métodos utilizados para medir os resultados das ações filantrópicas é o SROI (Social Return on Social Investment ou Retorno Social do Investimento Social), que monetiza a partir de pesquisas de campo o impacto que determinado projeto gera  para a sociedade. Esse método vem sendo utilizado por grandes empresas comprometidas com a pauta social. Para saber mais sobre Avaliação de Impacto e SROI, acesse nossa biblioteca sobre o assunto.

Benefícios tributários e Incentivos Fiscais

Sobre o ambiente tributário para as empresas Paula explica que “o ambiente tributário para as empresas é bem generoso, especialmente, para aquelas que são tributadas pelo lucro real. Sendo possível reduzir da base de imposto de renda até 2% de lucro operacional em doações”.