Folha destaca ranking de doações corporativas 2020

22 de dezembro de 2021

O IDIS lançou nesta semana o Ranking de Doações Corporativas, levantamento que revela quais são as 10 empresas que mais contribuíram para ações socioambientais, por meio de doações e patrocínios em 2020, ano marcado pela crise sanitária da pandemia de Covid-19. O ranking levou em conta o volume financeiro das doações e o percentual que esse valor representa no lucro líquido de cada corporação. Também foram consideradas doações de produtos e serviços, patrocínios realizados por meio de leis de incentivo (no caso nacional), doações reportadas em conjunto com outras empresas (desde que especifique o valor de cada uma), e a parcela referente aos aportes da empresa mantenedora via rendimentos dos fundos patrimoniais para os Institutos e Fundações Empresariais.

A Folha de São Paulo destacou as principais classificações do ranking, confira a notícia na íntegra.

 Além da avaliação quantitativa, o IDIS considerou no estudo o alinhamento estratégico das ações com o negócio da empresa e também se o montante disponibilizado para o combate à pandemia era apenas em caráter emergencial ou se havia histórico e previsão de manutenção dos aportes de recursos.

Todos os valores utilizados na pesquisa foram obtidos em fontes públicas de informação relacionadas à filantropia. São elas: Giving USA 2021, CANDID- Philantropy and Covid- 19 Measuring One Year of Giving, Foundation Maps- Philantropy’s response to coronavirus, Foundation Directory Online, Relação com Investidores (DRE, Reports Covid), Monitor de Ações ABCR, GIFE, Leis de Incentivo Fiscal e Relatórios Anuais Integrados, de Sustentabilidade, Responsabilidade Corporativa e ESG.

Baixe a publicação completa aqui.