Fortalecendo a Educação por meio da gestão

1 de novembro de 2015

Projeto Fortalecimento da Gestão da Educação, que começou em março deste ano, fez, neste mês de outubro, o lançamento das ações desenhadas pelos municípios envolvidos: Lagoinha, Natividade da Serra e Redenção da Serra. O Projeto, desenvolvido pela Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP) tem o IDIS como parceiro e envolve também as Secretarias Municipais de Educação das três cidades.

O objetivo do projeto é apoiar as gestões municipais na busca de novos caminhos que levem à melhora da educação.

Desde o início, foram realizados seis encontros presenciais. Cada município fez um diagnóstico das escolas. Este diagnóstico envolveu toda a comunidade escolar (alunos, pais, educadores, funcionários e gestão) na avaliação dos seguintes aspectos:  desempenho e gestão escolar, políticas e práticas pedagógicas, profissionais da educação, condições de ensino e ambiente educativo.

As informações coletadas serviram para apontar os pontos fortes e os desafios de cada escola, para a partir disto, as equipes gestoras criarem um projeto para o município. Redenção da Serra e Lagoinha focaram seus esforços no estímulo a leitura. Natividade da Serra vai investir no alinhamento da equipe gestora, envolvimento dos pais e formação dos educadores.

Agora chegou o momento de compartilhar os projetos com a comunidade, pois somente com o apoio de todos conseguiremos melhorar a educação.gestao-educacao