Fundadora de Organização Comunitária de Florianópolis Está Entre Finalistas de Prêmio Internacional

5 de fevereiro de 2014

A brasileira Lucia Dellagnelo, cofundadora e presidente do conselho deliberativo do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), foi anunciada em janeiro como uma das sete finalistas do Olga Alexeeva Memorial Prize, que reconhece iniciativas sociais do mundo inteiro e que chega à sua segunda edição em 2014. O vencedor receberá cinco mil libras, quase 20 mil reais.

O prêmio foi criado pela Alliance Magazine e pela Philantropy Bridge Foundation para homenagear a ativista russa Olga Alexeeva, que trabalhou por 20 anos na Charities Aid Foundation (CAF), tanto na Rússia quando em outros países. Ela faleceu subitamente em 2011, com apenas 42 anos.

“A indicação para o prêmio é, antes de tudo, um reconhecimento para todas as pessoas que contribuíram para criar e desenvolver o ICom”, afirmou Lucia, que foi indicada pelo IDIS para concorrer. Além disso, a presidente do conselho deliberativo da instituição catarinense não descarta a possibilidade de que a atenção estrangeira repercuta na atuação da organização: “Buscamos, acima de tudo, reconhecimento e legitimidade no território onde atuamos, mas o reconhecimento internacional contribui para ampliarmos ainda mais nossa rede de parcerias”.

A organização surgiu em 2005 e é pioneira no Brasil na área de desenvolvimento comunitário, tipo de iniciativa que tem como objetivo mobilizar todos os que atuam em uma determinada comunidade para que eles mesmos identifiquem e busquem soluções para os problemas do lugar onde vivem ou trabalham. “Sempre tivemos claro que deveríamos operar segundo os princípios de uma fundação comunitária, isto é, através de parceria, fortalecimento de ativos locais e colaboração”, explica Lucia.

A fundadora do ICom espera que a indicação possa, inclusive, ajudar a disseminar esse tipo de atuação no Brasil. “Nosso trabalho está mostrando que o conceito de fundação comunitária como organização mobilizadora e articuladora dos ativos de uma comunidade é plenamente aplicável à realidade brasileira”, afirma ela.

A Alliance Magazine está divulgando periodicamente, em seu site, os nomes dos indicados à edição 2014 do prêmio Olga Alexeeva. Além da brasileira, já foram anunciados como finalistas a letã Ruta Dimanta, da Fundação Ziedot; as russas Larisa Avrorina, da CAF Russia, e Natalya Kaminarskaya, da Russian Donors Foundation; e o indiano Dhaval Udani, da GiveIndia.

O Brasil também está presente no júri que irá escolher o vencedor. A brasileira Ana Valéria Araújo, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, será uma das cinco juradas. Ela estará acompanhada por Akwasi Aidoo, da iniciativa senegalesa Trust Africa; Shenyu Belsky, da chinesa Rockefeller Brothers Fund; Christopher Harris, consultor norte-americano da área de filantropia; e Kavita Ramdas, da Ford Foundation India.

Em 2013, o prêmio foi para os quenianos Jane Weru e e Kingsley Mucheke. A iniciativa na qual trabalham, o Akiba Mashinani Trust, oferece financiamento para construção de moradias dignas em áreas de favela no Quênia, e, segundo os jurados do Olga Alexeeva Memorial Prize, seus integrantes “representaram melhor os amplos objetivos do prêmio”.