IDIS AVALIA IMPACTO SOCIAL DO PROGRAMA GURI

Ao longo de 2018, o IDIS realizou um estudo de avaliação de impacto social do Programa Guri Capital e Grande São Paulo, uma iniciativa de educação musical e inclusão social que, nesta região, é gerida pela Santa Marcelina Cultura. O estudo seguiu a metodologia SROI (Retorno Social sobre o Investimento), e apresentou resultados muito positivos: para cada R$ 1 que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa investe no Programa Guri Capital e Grande São Paulo, são gerados R$ 6,53 em benefícios para a sociedade.

Atualmente, na Grande São Paulo, cerca de 26 mil jovens de 6 a 18 anos participam do Programa, cujas unidades se concentram em regiões periféricas e de alta vulnerabilidade social. Durante a avalição, o IDIS teve a oportunidade de conversar com alunos, ex-alunos, familiares e professores do GURI, e mensurar indicadores concretos sobre o impacto social percebido por eles. Os comentários foram unânimes: o GURI é mais do que um programa de formação musical – é uma ferramenta para a criação de uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

Apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil, do Guri da Santa Marcelina Cultura, com regência de Diego Guzmán, dia 21/07/2018 no Teatro do Ceu São Mateus. Fotos de Roberta Borges.

Leia também:   Filantropia em tempos de crise