IDIS participa de evento global com painel sobre Fundações e Institutos Comunitários

17 de abril de 2024

Inscreva-se gratuitamente e participe do evento clicando aqui!


Entre os dias 6 e 10 de maio acontecerá a 5ª edição da
Catalysing Change Week (CCW), considerado o maior evento global liderado por organizações da sociedade civil e empreendedores sociais. Neste ano, o tema é “Building the Social Innovation Sector” ou, em Português, “Construindo o Setor de Inovação Social”

 

Com o propósito de inspirar atitudes que contribuam para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o evento – que ocorre de forma online – reunirá atores do ecossistema de impacto socioambiental. Entre os participantes estão representantes do setor privado, de governos, de organizações da sociedade civil e filantropos. Ao longo de toda a semana, compartilharão suas experiências e conhecimentos com foco em acelerar sistemas colaborativos de mudança.

 

Sobre a participação do IDIS

Fundações e Institutos Comunitários: Mudança de paradigma no 3º setor brasileiro

      • Quando: Dia 6 de maio de 2024, das 10h às 11h.
      • Onde: Evento online no site Catalyst 2030 (É necessário fazer registro para acompanhar as sessões).

Participam da sessão:

      • Carlos Jorge – Diretor da Mundaú Mundo
      • Eduardo Cetlin – Diretor da Associação Nossa Cidade
      • Karine Ruy – Diretora da Fundação Gerações
      • Moderação: Felipe Groba – Gerente do projetos do IDIS 

 

Membro fundador do Capítulo brasileiro do Catalyst 2030, o IDIS, mais uma vez, estará presente no evento. Neste ano, o painel liderado pela organização será “Fundações e Institutos Comunitários: Mudança de paradigma no 3º setor brasileiro”.

Os modelos de fundações e institutos comunitários destacam-se como peças-chave para promover a consolidação e impulsionar as organizações sociais existentes, dedicando-se ao entendimento territorial e atuando em diversas causas por meio do financiamento de iniciativas sociais. Essas organizações desempenham um papel crucial no fortalecimento de parcerias e investimentos estratégicos, apresentando um notável potencial de crescimento e apoio ao setor social brasileiro.


A conversa terá mediação de Felipe Groba, Gerente de projetos do IDIS, que, com apoio da Charles Stewart Mott Foundation, é responsável pelo programa Transformando Territórios, iniciativa que fomenta a criação e fortalecimento de Institutos e Fundações Comunitárias no Brasil.

 

Entre os palestrantes confirmados está Carlos Jorge, diretor da Mundaú Mundo, instituto comunitário que atua no estado de Alagoas, desenvolvendo, capacitando, empoderando e fortalecendo as organizações, sendo propulsoras de transformação, inovação e impacto social nos territórios que atuam para a redução das desigualdades sociais.

 

Eduardo Cetlin, diretor da Associação Nossa Cidade (ANC), participará da sessão também. A associação se destaca pelo desenvolvimento do FuSo (Fundos Sociais Nossa Cidade), uma tecnologia social para implantação de fundos comunitários em pequenos territórios que será aplicada nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Karine Ruy, diretora da Fundação Gerações, finaliza o quadro de palestrantes da sessão. Entidade da sociedade civil criada em 2008, na cidade de Porto Alegre, a Fundação Gerações, em consonância com a sua missão, dedica-se a fomentar iniciativas, processos e projetos que fortaleçam a sociedade gaúcha.

Todos os participantes integram o programa Transformando Territórios.

 

As inscrições para assistir à sessão já estão abertas! Registre-se aqui.

 

OUTRA SESSÕES EM PORTUGUÊS NA CATALSYING CHANGE WEEK 2024

Além do IDIS, haverá uma série de outras sessões, incluindo também outros brasileiros. Confira abaixo e para inscrever-se, clique aqui.

A Catalysing Change Week é organizada pelo Catalyst 2030 e conta com mais de 250 sessões e atividades propostas por pessoas de diferentes partes do mundo. O objetivo é identificar soluções locais para questões globais e ampliar o debate e o conhecimento sobre as boas práticas desenvolvidas mundialmente.

 

 

 

A semana é uma oportunidade para engajar, advogar e estimular o ecossistema do empreendedorismo social. Esperamos você!