Paula Jancso Fabiani comenta os 15 anos do IDIS

7 de outubro de 2014

Comemorar os 15 anos de aniversário do IDIS é motivo de grande alegria e satisfação para todos que se relacionam ou já se relacionaram com esta organização. Como muitos de vocês testemunharam, foram 15 anos de árduo trabalho para apoiar a qualificação do investimento social privado no Brasil. O IDIS foi pioneiro no debate propositivo de vários temas como filantropia familiar e comunitária, marketing relacionado à causas e, mais recentemente, fundos patrimoniais. Hoje, vocês aqui presentes e muitos outros compreendem que a filantropia deve ser estratégica para contribuir com o desenvolvimento do país. O IDIS, junto com outras organizações do setor, colaborou de forma decisiva para esta evolução. Afinal, esta é a nossa missão: apoiar o investimento social privado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.

O Brasil e o mundo mudaram muito nestes últimos 15 anos e o ecossistema do investimento social privado também. Estamos presenciando a emergência de uma filantropia conectada, aberta e ágil, somando forças com a filantropia tradicional que tem muita experiência acumulada a oferecer. Debatemos como levar projetos à escala, como viabilizar parcerias com empresas e o poder público, como monitorar e avaliar, falamos sobre negócios sociais, crowdfunding e outros mecanismos para a promoção de uma cultura de doação e transformação social. Buscamos novos caminhos para compreender os problemas e desenhar soluções.

Nesse cenário de mudança acelerada, o IDIS segue buscando amplificar seu impacto na sociedade. Esperamos consolidar as parcerias atuais e estabelecer novas parcerias (dentro e fora do Brasil), aumentar nossa inserção digital e continuar batalhando por um ambiente ainda mais favorável para o investidor social. Ao assumir com muita honra e orgulho a liderança desta extraordinária organização, gostaria de reafirmar meu compromisso com o sucesso do IDIS, para que seu futuro possa ser tão admirável quanto sua trajetória até o presente.

Falando de trajetória, gostaria de destacar a inestimável contribuição de Marcos Kisil na construção e desenvolvimento do investimento social privado brasileiro, na criação deste IDIS que conhecemos e no meu desenvolvimento como profissional do setor. Marcos é, e sempre será, um grande estrategista. Sua visão de mundo e de onde podemos chegar sempre me surpreendeu e me inspirou. Levo comigo esta ambição de ir além, de realizar mais do que imaginamos possível. Os 15 anos do IDIS são um legado que assumo com muita responsabilidade e gratidão. Gratidão por ter o Marcos como um mentor que me ensinou a valorizar os seres humanos acima de tudo, a ter perseverança e resiliência na solução de questões difíceis.

Por fim, não posso deixar de agradecer à maravilhosa equipe (passada e a atual) e o Conselho do IDIS, que tem apoiado esta transição e com quem conto para a construção de um futuro ainda mais expressivo para o investimento social privado brasileiro. Convido a todos os nossos leitores do InVista a celebrar estes 15 anos de dedicação na construção de um Brasil mais justo e sustentável.