Programa Juntos pela Saúde lança relatório de atividades 2023

13 de maio de 2024

Documento detalha as ações do primeiro ano do Programa e os principais resultados alcançados, garantindo transparência perante à sociedade e parceiros.

Acesse aqui o relatório de atividades 2023 do programa.

Iniciado em 2023, o Juntos pela Saúde é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerida pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

Em parceria com doadores privados, o Programa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde vivem aproximadamente 75 milhões de pessoas e, destas, 9 entre 10 dependem exclusivamente do SUS (IBGE, 2020). A alta demanda gera desafios importantes, como baixa disponibilidade de médicos, infraestrutura precária e acesso deficiente aos dados de saúde da população.

“Em sua atuação, o Juntos pela Saúde prioriza os municípios com menos de um médico a cada mil habitantes e, sob a lógica de captação do matchfunding, tem a perspectiva de destinar, até 2026, aproximadamente R$ 200 milhões (R$ 100 milhões de apoiadores e R$ 100 milhões do BNDES) para projetos de saúde que visem beneficiar atividades de atendimento às populações que vivem nestas regiões do país, incluindo os serviços da atenção primária; a média e a alta complexidades; os serviços de urgência e emergência e o apoio diagnóstico” explica Carla Reis, Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.

O relatório anual de atividades é um instrumento de gestão e transparência e detalha as ações e resultados do Programa.

Principais conquistas

Em seu ano inaugural, o foco do Juntos pela Saúde  incluiu a estruturação institucional e operacional, a formação da equipe  e de uma rede ampla, formada por parceiros estratégicos, que teve papel chave em todas as conquistas alcançadas até aqui.

Cinco importantes apoiadores chegaram para somar ao Juntos pela Saúde, doando um total de R$ 97.083.148,32. São eles: Fundação Vale, Grupo RD, Instituto Dynamo, Umane e Wheaton.

O recurso captado começou a ser destinado, permitindo o início de três grandes projetos: Ciclo Saúde Proteção Social, executado pelo CEDAPS, Painel de Indicadores de Saúde Mental e ImpulsoPrevine, ambos sob a responsabilidade da  ImpulsoGov. Juntos, beneficiarão quase 300 municípios.

“A gestão desta iniciativa do BNDES contribui para a destinação de doações alinhada a políticas públicas.” explica Luiza Saraiva, gerente de projetos do IDIS responsável pela condução do Programa. Em 2024, além da captação de recursos e destinação para projetos, terá início o processo de acompanhamento para avaliação dos impactos gerados.

Para conhecer os parceiros e executores, os modelos operacionais do Programa, os comitês e instâncias de avaliação, o detalhamentos das ações desenvolvidas e o reporte financeiro, baixe o relatório gratuitamente no site do Programa Juntos pela Saúde.