Três Passos para o Planejamento Sucessório

1 de novembro de 2008

O processo de sucessão em organizações que realizam investimento social familiar é tema do artigo “Three steps in planning for succession”, escrito por Amy Ellsworth, membro da The Philanthropic Initiative (TPI).

artigo foi publicado na edição de dezembro de 2007 da revista eletrônica Essentials, organizada trimestralmente pela Association of Small Foundations, e destaca que o envolvimento das gerações mais jovens é um dos principais desafios das fundações familiares.

A autora determina três etapas que facilitam a criação de uma cultura filantrópica nos possíveis sucessores e garantem que o compromisso proposto pela organização seja mantido.

O primeiro passo é a determinação dos objetivos da fundação em relação à próxima geração. Nesse quesito, a manutenção da missão estabelecida pelo doador é uma das principais preocupações das fundações familiares. Muitos doadores consideram importante escrever uma carta de intenção, isto é, um documento que explica o que levou os fundadores da organização a alocar recursos da família para benefício público.

A união familiar também é uma característica importante nesse processo. A autora aponta, porém, que é necessário determinar os limites da relação pessoal e o início da responsabilidade em relação à fundação. “Ajude você mesmo e sua fundação ao definir limites cedo, e com clareza”, destaca.

O roteiro de sucessão também deve prever a criação de habilidades e competências em integrantes da próxima geração. Esse processo facilita a gênese de sucessores mais bem preparados.

A próxima etapa é a definição de quem será envolvido no processo. Escolher os integrantes – crianças, netos, pessoas não-pertencentes à família –, além de tomar decisões sobre elegibilidade são difíceis. Os responsáveis devem levar em consideração os objetivos, características e cultura da organização e da família.

O último item está relacionado à criação de um processo interno que seja compatível com a família. A forma pela qual as decisões serão tomadas, a importância dos membros mais antigos ou dos não-familiares são questões técnicas e fundamentais na longevidade de uma fundação familiar.

A autora conclui esclarecendo que as questões sucessórias são sempre delicadas. A implementação de um roteiro de sucessão permite ao restante da família clareza de quem será envolvido e por que, além da oportunidade de continuar a gerar impacto na comunidade.

Veja o texto original, em inglês.

 

Saiba mais

O planejamento de doações familiares é objeto de estudos e orientações em várias instituições. A The Philanthropic Initiative planeja, desenvolve e valida programas filantrópicos tanto de doadores individuais e famílias, além de projetos corporativos.

Também nesse sentido, a The Columbus Foundation oferece um guia para aqueles que pretendem realizar investimento social familiar. Embora esclareça que o processo é único para cada família, o site disponibiliza cartilhas que discorrem sobre a criação de uma cultura de filantropia no núcleo familiar, principalmente no engajamento de crianças. Conheça os textos da The Columbus Foundation aqui.