Um Norte para a Primeira Infância: seminário sela compromisso por uma política pública

1 de novembro de 2015

Foi no principal auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que gestores públicos, profissionais e lideranças sociais da região Norte, ligadas à Primeira Infância, se reuniram para expor o compromisso de criar uma política pública específica para o atendimento às gestantes e ás crianças em seus primeiros anos de vida.

O encontro aconteceu no dia 22 de outubro, organizado pelo IDIS, pela UEA e pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM). Com um público de cerca de 80 pessoas, foram debatidas e apresentadas questões relativas à Primeira Infância, desde os aspectos científicos que comprovam a importância dessa fase da vida para a formação do adulto, até exemplos de práticas bem sucedidas em várias regiões do país.

Entre os palestrantes estavam Ricardo Paes de Barros, um dos mais respeitados pesquisadores do Brasil e uma liderança importante em prol da Primeira Infância; Vital Didonet, um dos fundadores da Rede Nacional Primeira Infância e um especialista em Educação; Marcos Kisil, médico e fundador do IDIS; Paulo Bonilha, responsável pela área de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

A secretaria de Justiça e Cidadania do Amazonas, Graça Prola, representou o governador do Amazonas e transmitiu a determinação do governo em expandir o Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR) – desenvolvido pelo IDIS, pela Fudanção Amazônia Sustentável e pela SUSAM, com apoio financeiro da Fundação Bernard van Leer – para novas regiões ainda não atingidas. O Seminário ‘Um Norte para a Primeira Infância’ mostrou o grau de maturidade e reconhecimento do trabalho realizado por esses parceiros no estado do Amazonas.seminario-norte-primeira-infancia